Planeje sua
Viagem
Planeje sua viagem
Mapa da Cidade
Como Chegar
Onde Ficar
Guia Prático
Transporte Urbano
Agências de Viagem
Conheça
São Paulo
Conheça São Paulo
Razões para visitar SP
História da Cidade
Linha do Tempo
Dados e fatos
Pontos Turísticos
Compras
Comer e Beber
Noite
Cultura
Esportes
Muito + São Paulo
Roteiros
Arredores
CITS
Acontece
em SP
Acontece em SP
Agenda
Notícias
Dicas de quem vive em SP
A cidade de São Paulo é o paraíso de todos os tipos de compradores – dos que precisam de algum item específico ou simplesmente adoram comprar até os milhares de revendedores que desembarcam diariamente na capital paulista. Das grifes internacionais da Oscar Freire à Rua 25 de Março, a capital oferece uma enorme oferta comercial comparável às grandes metrópoles globais.
São Paulo tem mais de 70 shoppings espalhados por toda a cidade que são verdadeiros templos de compras e diversão. É um programa para o dia inteiro ou até vários dias, já que a maioria tem ótimas praças de alimentação, cinemas, teatros, academias de ginástica, atrações para a criançada e exposições. Há shoppings até em estações do metrô, como o Santa Cruz e o Tatuapé, que facilitam o acesso e já fazem parte do caminho diário de muitos moradores. Além disso, foi em São Paulo que aconteceu a inauguração do primeiro em território nacional: o Iguatemi, no bairro do Itaim, inaugurado em 1966, com lojas luxuosas.
Para quem prefere lojas de rua, achar o que precisa é rápido e fácil para paulistanos e visitantes nas ruas de comércio especializado, que concentram pontos de venda de produtos específicos que vão de artigos de couro ou discos raros até antiguidades. Nos três principais centros de comércio popular: Brás, Bom Retiro e Rua Vinte e Cinco de Março, que é o maior shopping a céu aberto da América Latina, também é possível encontrar de tudo a preços acessíveis. No Itaim, especialmente ao longo da Rua João Cachoeira, e em Moema, na Rua Bem-Te-Vi, ficam algumas pontas de estoque de alto nível. Entre as mais requintadas, a mais famosa e luxuosa é a Oscar Freire, nos Jardins, com grifes como Ellus, Mont Blanc, Melissa, Carmin e muitas outras.
Outro grande diferencial paulistano são as feiras de artesanato e antiguidades, que oferecem desde os artigos mais procurados até os mais inusitados. De artes e artesanato, as mais famosas da capital paulista são a da Praça da República e da Praça da Liberdade. A mais frequentada delas, no entanto, é a da Benedito Calixto, que também possui antiguidades e outras curiosidades bem diferentes. Outra opção é a Feira de Antiguidades do MASP, na Avenida Paulista.
O mundo da decoração e do design também não fica atrás. Há shoppings centers voltados exclusivamente para a casa e lojas de fábrica de móveis, dos mais rústicos aos moderninhos. Muitas ficam na Rua Teodoro Sampaio, em Pinheiros. Na paralela, Cardeal Arcoverde, estão as lojas de móveis antigos. E nas Marginais do Tietê e Pinheiros, funcionam megalojas de materiais de construção.
Centro
Mercado Municipal. Foto: Jose Cordeiro / SPTuris.
O Centro da cidade tem como principal característica o comércio popular. A Rua 25 de Março atrai pessoas de todo o Brasil que buscam matéria-prima para a fabricação de roupas, artesanato e até fantasias de carnaval. O Mercado Municipal, bem ao lado, é parada obrigatória para comprar temperos, comidas e bebidas. Nas imediações da Rua José Paulino, no Bom Retiro, e região do Brás imperam as vendas de roupas. A Rua São Caetano, tradicionalmente conhecida como Rua das Noivas, é inteira dedicada aos vestidos e acessórios de casamento. Para quem procura materiais elétricos, eletrônicos e acessórios para carro, pode ir direto à Rua Santa Ifigênia.
Paulista e Jardins
Rua Oscar Freire. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris
Na Oscar Freire, Alameda Lorena e Rua Bela Cintra, concentram-se as lojas de grifes nacionais e internacionais. Na Rua Augusta, o comércio é mais variado. Na altura do número 2.690 está a Galeria Ouro Fino, que dispõe de lojas descoladas, brechós e de grifes alternativas.
Shopping Paulista. Foto: Divulgação.
Os shoppings também estão por ali. O Pátio Paulista fica ao lado da estação Paraíso e o Frei Caneca a algumas quadras da Consolação. O Pátio Higienópolis, por sua vez, é conhecido pelas lojas chiques. As feirinhas de fim de semana do Masp e a do Shopping Center 3, na Avenida Paulista, também têm boas opções de compras.
Pinheiros e Vila Madalena
Shopping Iguatemi. Foto: divulgação.
Na Vila Madalena concentram-se ateliês de estilistas de roupas e de artistas plásticos. As lojas descoladas também são características da região. Na Praça Benedito Calixto estão as que vendem objetos de decoração. Aos sábados, a praça abriga uma feira de artesanato. Na zona Oeste há ainda uma infinidade de shoppings: West Plaza, Iguatemi, Eldorado, Butantã. Já plantas e hortifrutigranjeiros frescos estão sempre à disposição no CEAGESP. No bairro de Pinheiros, as lojas de móveis predominam. Na Rua Teodoro Sampaio são vendidos sofás, camas, cadeiras e objetos de decoração novos. Paralela, está a Rua Cardeal Arcoverde, onde os móveis e objetos antigos dão o tom das vitrines. O bairro da Lapa concentra o comércio mais popular, com lojas de roupas e calçados. No Mercado do bairro, não faltam artigos típicos do Nordeste, frutas e legumes.
Moema e Morumbi
Bem perto de Congonhas está o bairro de Moema, onde há lojas de ponta de estoque de roupas e sapatos imperdíveis e um dos maiores shopping centers da cidade, o Ibirapuera. Outros paraísos de compras na zona Sul da cidade são os shoppings Morumbi e Market Place, conhecido por suas excelentes salas de cinema. Já o shopping D&D, na Marginal Pinheiros, é totalmente voltado para a decoração. Para aquisições ainda mais sofisticadas, há o Shopping Cidade Jardim.
Santana e Vila Guilherme
Shopping Center Norte. Foto: divulgação.
Localizado em uma região privilegiada, ao lado da Marginal Tietê, o shopping Center Norte apresenta o maior volume de vendas por m² entre todos os empreendimentos da cidade. Ao lado, está o Lar Center, lugar certo para comprar móveis e artigos de decoração. Os shoppings D, Santana Parque e Metrô Tucuruvi também fazem parte do roteiro de compras. Para quem procura grandes lojas de calçados, é bom reservar algumas horas do dia para visitar a Jorge Alex, que oferece um mundo de opções. Roupas de grife também podem ser encontradas na Rua Pedro Doll e ao longo da Rua Voluntários da Pátria impera o comércio popular.
Opções gastronômicas e de compras em São Paulo não faltam! Têm de tudo, para todos os gostos e bolsos, à disposição dos moradores e visitantes nos mais variados bairros paulistanos.
As feirinhas de artesanato e/ou antiguidades que ocorrem na cidade são points certeiros para encontrar quadros, objetos raros, roupas, bijuterias e peças decorativas, geralmente exclusivas. Além disso, são ótimas opções de passeios inusitados e tranquilos, para ir sozinho, com os amigos ou em família. Espalhadas por diversas regiões, praticamente todos os dias tem alguma delas acontecendo. E, o melhor de tudo: a maioria acontece ao ar livre!
Além das tradicionais feirinhas de artesanato e/ou antiguidades, a capital paulista conta com uma nova mania, já disseminada entre os paulistanos: as feirinhas gastronômicas. Na onda dos food trucks, alguns empresários do ramo decidiram se reunir em pontos específicos da cidade, em dias pré-definidos, para oferecer seus quitutes e delícias, desde fast foods a alimentos naturais e orgânicos, a preços camaradas e num clima de total descontração. Lugares alternativos e modernos, ideais para matar aquela fome que bate depois de encher as sacolas e esvaziar a carteira!
Abaixo, algumas das mais famosas e movimentadas feirinhas de São Paulo. Escolha as suas, boas compras e bom apetite!
A feira de antiguidades do vão livre do MASP (Museu de Arte de São Paulo), na Avenida Paulista, é muito tradicional. Reúne colecionadores e recebe pessoas à procura de raridades, quadros, esculturas, luminárias, candelabros, moedas antigas e objetos para a casa.
Onde fica? Avenida Paulista, 1.700, em frente ao Parque Siqueira Campos/Trianon (metrô Trianon/MASP).
Funcionamento: Domingos, das 9h às 17h.
Feira do Masp. Foto: Caio Pimenta/ SPTuris.
FEIRA DE ARTES E ARTESANATO DO PARQUE TRIANON
Após o Tour pela região você pode deixar a bike e caminhar até a frente do Parque Trianon onde, aos domingos, acontece uma Feira de Artes e Artesanato. Inclusive há barracas gastronômicas por lá. Dá para aproveitar a pausa e fazer uma “boquinha”!
FEIRA DA PRAÇA DA REPÚBLICA
Na República, as principais atrações são as pinturas e os desenhos. Muitos artistas locais fazem suas obras ali mesmo. Há também enfeites e bonecas feitos artesanalmente, roupas, bijuterias e outros artigos. Outra grande atração é a comida. Churrascos, doces e empanadas chilenas são os mais procurados.
Onde fica? Praça da República (ao lado do metrô República).
Funcionamento: Sábados e domingos, das 9h às 17h.
Feira da República. Foto: Caio Pimenta/ SPTuris.
FEIRA DA PRAÇA BENEDITO CALIXTO
A mais badalada das feiras, no entanto, é a da Praça Benedito Calixto, em Pinheiros. Frequentada por um público diverso – inclusive artistas e designers – tem cerca de 300 vendedores que comercializam artigos de decoração e antiguidades, além de itens como discos de vinil (LPs), louças e móveis rústicos.
Onde fica? Praça Benedito Calixto, 112 (Pinheiros – estações de metrô mais próximas: Clínicas e Sumaré).
Funcionamento: Sábados, das 8h às 19h.
Feira da Praça Benedito Calixto. Foto: Caio Pimenta/SPTuris.
Já a feira da Liberdade, realizada na praça e bairro de mesmo nome, é rica em culinária e artesanato nipônicos. Acontece há cerca de 30 anos e conta com mais de 200 barracas que oferecem desde bijuterias, até luminárias japonesas, bonsais, peixes de aquário e quinquilharias em geral, a maioria oriental. As barracas de yakissoba e tempurá também são sempre muito procuradas.
Onde fica? Praça da Liberdade, s/n (metrô Liberdade).
Funcionamento: Sábados e domingos, das 9h às 18h.
Feira da Liberdade. Foto: Caio Pimenta/SPTuris.
FEIRA DE ARTES PLÁSTICAS, ARTESANATO E CULTURA DE MOEMA
A feira abriga barraquinhas com artesanatos, bijuterias, artigos em madeira, artes plásticas, doces e salgados.
Onde fica? Praça Nossa Senhora Aparecida (entre as avenidas Ibirapuera, Moema, Iraé e Divino Salvador) – Ibirapuera.
Funcionamento: Quarta, sexta e domingo, das 9h às 17h.
Mantida pela comunidade boliviana de São Paulo, reúne a comida típica, o artesanato, a música e as tradições dos imigrantes em uma praça do Pari. São vendidas salteñas (pastel tradicional recheado com carne), buñuelo (massa frita) e salsipapas (salsicha, cebola, batata e banana da terra fritas) e pratos mais exóticos como anticucho (coração de boi no espeto) e api (suco de milho roxo, servido quente).
Onde fica? Praça Kantuta (altura do nº 625 da rua Pedro Vicente — próximo à estação Armênia do metrô).
Funcionamento: Domingos, das 11h às 19h.
FEIRA DE ANTIGUIDADES E DESIGN DO MUBE
No vão livre do prédio que abriga o Museu Brasileiro de Escultura, na região dos jardins, é realizada a Feira de Antiguidades e Design do Mube. Os 80 expositores trabalham com artigos como luminárias de época, gallès (pulseiras, colares e brincos artesanais), porcelanas, pinturas e esculturas, tapetes orientais, relógios e peças e utensílios com design dos anos 50, além de outras curiosidades de época.
Onde fica: Rua Alemanha, 221 (Vão livre do Museu).
Funcionamento: Domingos, das 10h às 18h.
FEIRA CULTURAL DE ARTES, ARTESANATOS E ANTIGUIDADES DA PRAÇA CORNÉLIA
Mais cultura e arte podem ser encontradas na Feira Cultural de Artes, Artesanatos e Antiguidades da Praça Cornélia, na Subprefeitura Lapa. Desde 2004, os cerca de 90 expositores se destacam pelo alto nível dos produtos expostos, que incluem artesanato, artes plásticas, antiguidades, roupas e plantas ornamentais. Também é possível encontrar pedras e objetos de numismática (moedas e cédulas antigas) e de filatelia (selos). Em alguns sábados também ocorrem apresentações de teatro, música e dança.
Onde fica? Praça Cornélia (Rua Clélia, altura do 900), em frente à Igreja São João Maria Vianey.
Funcionamento: sábados, das 9h às 17h.
FEIRA DE ARTESANATO DA FREGUESIA DO Ó
Os frequentadores da feira podem comprar peças exclusivas de artesanato, como esculturas, quadros, objetos de decoração, presentes entre outros. Todas confeccionadas por artesãos da região.
Além disso, a feira conta com barracas de comidas típicas de várias regiões do país. Mas o passeio não para por aí! A Feira traz ainda música de qualidade com grupo de chorinho que se apresenta todos os domingos, gratuitamente, a partir das 15h, entre as barracas da feira.
Onde fica? Largo da Matriz – Freguesia do Ó.
Funcionamento: sábados e domingos, das 09h às 17h.
A feira da Praça dos Omaguás II é uma das oito feiras de artes e artesanato na região da subprefeitura de Pinheiros. Realizada todos os domingos, das 10h às 17h, na Avenida Pedroso de Morais, 800, a feira atrai milhares de pessoas com a exposição e o comércio de artesanato e obras de arte produzidas pelos 70 artesãos que expõem no local.
Onde fica? Av. Pedroso de Morais, altura do numero 900 – Pinheiros.
Funcionamento: Domingos das 10h às 17h.
FEIRA DE ARTES E COMIDAS TÍPICAS DO JAÇANÃ
Você vai encontrar na Praça Dr. João Batista Vasquez, que fica pertinho da praça Memória do Jaçanã, a Feira de Artes e Comidas Típicas do Jaçanã. No local trabalham cerca de 20 artesãos e vendem produtos em tecido, bolsas, sacolas, bordados, crochê, tricô, bijuterias, biscuit, arranjos florais, chocolates, doces caseiros e até tapioca.
Onde fica? Praça Dr. João Batista Vasquez.
Funcionamento: sábados, das 9h às 17 h.
FEIRA DO LARGO SÃO JOSÉ DO BELÉM
No Largo São José do Belém o diferencial é o comércio de moedas e cédulas antigas, além do artesanato variado e comidas regionais do Brasil e de outros países.
Onde fica? Largo São José do Belém.
Funcionamento: quartas-feiras, das 9h às 17h.
Onde fica? Ruas Coelho Lisboa, Tuiuti e Serra Bragança – Tatuapé
Funcionamento: terças-feiras, das 9h às 17h.
A cidade que reúne cerca de 80 shoppings e dezenas de ruas de comércio especializado conta com diversos endereços de outlets ou lojas com ponta de estoque, onde a lei é: economizar.
São espaços que atendem todos os gostos e vendem roupas, calçados, acessórios, móveis, artigos de decoração e muito mais. Separamos uma lista bacanuda de endereços espalhados por São Paulo, nos quais seu dinheiro vai render muito mais e a satisfação é garantida. Confira:
Levi´s
Os descontos da famosa rede americana começam com 20% e chegam a até 80% em peças de coleções passadas.
End.: Avenida Imperatriz Leopoldina, 1349 – Vila Leopoldina – zona Oeste – São Paulo.
Tel.: (11) 3834-5655
Lee e Wrangler Outlet
Preços imperdíveis e se você encontrar uma peça com pequeno defeito, paga ainda mais barato.
End.: Av. Imperatriz Leopoldinha, 1361 – Vila Leopoldina – zona Oeste – São Paulo.
Tel.: (11) 3641-8369
Sarah Chofakian
A famosa marca de sapatos feitos a mão tem modelos com descontos especiais.
End.: Alameda Lorena, 1616 – Jardim Paulista – zona Oeste – São Paulo.
Tel.:(11) 3081-3164
Stroke. Foto: Divulgação
Descontos de até 50% em peças únicas e, para pagamentos à vista, ganha-se ainda desconto de 5%.
End.: Rua Isabel Dias, 92 – Mooca – zona Leste – São Paulo
Tel.: (11) 2021-7266
Lacoste
Aqui descontos de até 70% são encontrados nas peças da marca francesa. Itens infantis também estão à disposição dos compradores.
End.: Rua Gaivota, 1.210 – Moema – zona Sul – São Paulo.
Tel.: (11) 5096-3156
Lenny Niemeyer OFF
Para que está em busca da moda praia este é o lugar. Os tamanhos vão do P ao GG e os descontos chegam a 40%.
End.: Rua Sarandi, 98 – Jardim Paulista – zona Oeste – São Paulo.
Tel.: (11) 3798-2044
Jogê
A rede conhecida por trajes íntimos cheios de glamour também revende em sua ponta de estoque peças das marcas Valisere e Darling.
End.: Rua Gaivota, 1.262 – Moema – zona Sul – São Paulo.
Tel.: (11) 5535-5905
Adriana Degreas
Moda praia com peças descoladas.
End.: Rua Barra do Tibagi, 1.097 – Bom Retiro – Cento – São Paulo.
Tel.: (11) 3333-3331
Bayard
Tudo para esportes e ginástica a preços acessíveis.
End.: Rua do Rocio, 352, Vila Olímpia – zona Sul – São Paulo.
Tel.: (11) 3045-4045
Mdois e Mtrês
Preços até 90% menores em peças vendidas na NK Store.
End.: Rua Cristiano Viana, 78/80 – Jardim Paulista – zona Oeste – São Paulo.
Tel.: (11) 3064-2991
Estoque
Itens das marcas da Estoque com descontos a partir de 50%.
End.: Rua Casa do Ator, 867 – Vila Olímpia – zona Sul – São Paulo.
Tel.: (11) 3044-3124
Puket
Produtos da marca de coleções passadas com até 80% de desconto.
End.: Av. Imperatriz Leopoldina, 1277 – Vila Leopoldina – zona Oeste – São Paulo.
Tel.: (11) 3641-2364
Alô Bebê
Vários produtos com valores diferenciados: roupas com 50% de desconto, calçados com 40% e brinquedos com 30% de desconto.
End.: Av. Imperatriz Leopoldina, 1.905 – Vila Leopoldina – zona Oeste – São Paulo.
Tel.: (11) 3645-3633
Paola da Vinci
Peças da coleção passada com até 50% de desconto.
End.: Rua Oscar Freire, 958 – Jardim Paulista – zona Oeste – São Paulo.
Tel.: (11)3063-4987
Tyrol
Unidade na Oscar Freire funciona como ponta de estoque, vendendo coleções passadas com um preço até 30% mais baixo.
End.: Rua Oscar Freire, 205 – Jardim Paulista – zona Oeste – São Paulo.
Tel.: (11) 3081-0552
Artefacto OFF
Descontos entre 30% e 70% em sofás, poltronas e muito mais. Para pagamento a vista ainda é possível obter desconto de até 7%.
End.: Rua Henrique Schaumann, 462 – Pinheiros – zona Oeste – São Paulo.
Tel.: (11) 3897-8484
Fom
Almofadas de temas divertidos e tecido elástico, tudo a um preço que cabe tranquilamente no bolso. Todos os itens são de coleções passadas, mas vale pena conferir.
End.: Rua Maurício de Barros, 54 – Bom Retiro – Centro – São Paulo.
Tel.: (11) 3337-0099
Til Sale Store
Móveis e objetos de decoração em três andares de loja. Todos os itens saem pela metade do preço original.
End.: Rua Dr. Fonseca Brasil, 221 – Morumbi – zona Sul – São Paulo.
Tel.: (11) 3746-7044
Trousseau
Descontos entre 20% e 80% em roupas de cama e banho. Há também diversos conjuntos para berço e pijamas infantis.
End.: Rua João Cachoeira, 1.184 – Itaim Bibi – zona Sul – São Paulo.
Tel.: (11) 3849-4638
A cidade de São Paulo oferece tudo para se desfrutar dias de realeza: compras nas mais renomadas grifes, degustação de pratos exclusivos e até estadia em hotéis de alto padrão de qualidade.
O segmento de luxo movimenta anualmente bilhões de reais na capital, que concentra grande número de opções para os que podem e querem pagar por conforto e sofisticação.
São hotéis design e lojas de grifes com coleções recém-lançadas, jóias, carros importados, cosméticos, bebidas, restaurantes sofisticados de chefs mundialmente famosos, campos de golfe…
É possível comprar uma Ferrari, uma joia na Bvlgari, saborear um raro vinho importado ou degustar um prato contemporâneo no D.O.M. Além, claro, de desfrutar uma estadia em hotéis-boutique, como o Unique, o Fasano, o Emiliano e o L’Hotel, e de alto padrão, como o Hilton e o Grant Hyatt.
Em suas ruas, avenidas e shopping centers estão algumas das marcas mais requisitadas do mundo. A cidade foi a primeira na América do Sul a receber a loja de joias Tiffany & Co; possui a oitava rua mais luxuosa do mundo, a Oscar Freire; nos Jardins, estão lojas de alguns dos carros e motos importados mais cobiçados; e ainda tem shopping centers como o Iguatemi e o Cidade Jardim, com um público VIP.
São Paulo ainda detém a segunda maior frota de helicópteros do mundo, com mais de 500 helicópteros (só perde para Nova Iorque), tem mais de dez clubes de golfe e um prestigiado Jockey Club, com mais de 135 anos de história.
Para quem quer fazer um passeio indoor e ter acesso ao que há de mais luxuoso, existem pontos essenciais. O shopping Cidade Jardim foi o primeiro no Brasil que abrigou marcas como as francesas Hermes e Longchamp. E nele ainda há o Spa Cidade Jardim, que proporciona os mais modernos tratamentos de beleza, desde sauna finlandesa a aulas de pilates.
Outro lugar primordial para curtir um dia de compras é o Shopping Iguatemi, o primeiro criado no Brasil. Ele conta com diversas grifes, como Hugo Boss e Dolce & Gabanna. Além das compras, o turista pode escolher entre cafeterias charmosas e exclusivíssimas.
Já o Shopping JK Iguatemi, novo espaço de luxo da cidade, abriga lojas únicas no Brasil, como a TopShop e a Miu Miu, que já são consagradas por todo o mundo.
Rua Oscar Freire. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris
Para falar das riquezas que estão nas ruas de São Paulo, é necessário citar a Rua Oscar Freire. Ela possui uma extensa calçada e está cercada por mais de 200 das mais belíssimas vitrines da cidade, de lojas como Calvin Klein Underwear e Carmim. Ela também tem lojas únicas, como a Galeria Melissa e o Espaço Havaianas, que possuem sandálias exclusivas e com a cara do Brasil.
A Avenida Europa e seus arredores abrigam concessionárias de veículos milionários, que vendem Ferraris, Porshes, Lotus e BMWs. Os carros chegam a ter preços com mais de seis dígitos e são objeto de desejo de milhares de pessoas. A avenida tem uma sequência de vitrines com marcas clássicas, como Bentley e Harley Davidson, e super potentes como Lamborghini.
Em São Paulo pode se comer bem em restaurantes exclusivos, como o Figueira Rubaiyat, que contém em sua área uma gigantesca árvore, que dá o nome ao local e cria um ambiente muito aconchegante. O lugar proporciona incríveis pratos regrados a muita carne de qualidade e vinhos importados. Uma opção para curtir um jantar a dois é o Fasano, que possui um ambiente bem íntimo, já que nas mesas existem pequenas luminárias. A sua cozinha mescla contemporaneidade com temperos clássicos, em pratos típicos da gastronomia italiana.
Figueira Rubaiyat. Foto: divulgação.
O Terraço Itália, que existe há mais de 40 anos, é um cartão postal da cidade e um dos restaurantes mais tradicionais do Centro. Como o próprio nome já diz, os pratos remetem à cultura da Itália. O restaurante está no 41º andar do prédio e proporciona uma vista em que se pode ver toda a capital paulista. É interessante também participar do jantar dançante, para reviver o início do século XX.
Terraço Itália. Foto: divulgação.
É imperdível conhecer algumas casas que vendem produtos exclusivos. Um exemplo é a Casa Santa Luzia, que possui um setor de frutas e legumes super frescos e uma vasta gama de produtos kosher. O Empório Santa Maria é uma loja que traz vinhos, queijos finos, carnes com cortes de alto padrão e um bazar, que oferece panelas de barro, arranjos de flores, temperos e muito mais. Sem contar com a Vinoteca, na qual pode ser feita a degustação de mais de 40 vinhos, e o Sushi Bar, localizado no segundo piso, que tem um cardápio completo. A Galeria dos Pães é uma opção para quem quer provar queijos finos, comprar chocolates importados, experimentar vinhos em sua adega e comer sanduíches no pão ciabatta.
Serviço:
Shopping Cidade Jardim
End.: Av. Magalhães de Castro, 12000 – Morumbi – zona Oeste – São Paulo.
Tel.: (11) 3552-1000
Shopping Iguatemi
End.: Av. Brig. Faria Lima, 2232 – Jardim Paulistano – zona Oeste – São Paulo.
Tel.: (11) 3048-7344
Shopping JK Iguatemi
End.: Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 – Vila Olímpia – zona Sul – São Paulo.
Tel.: (11) 3152-6800
Rua Oscar Freire
End.: Rua Oscar Freire, s/nº – Jardins – zona Oeste – São Paulo.
Avenida Europa
End.: Av. Europa, s/nº – Jardins – zona Oeste – São Paulo.
Figueira Rubaiyat
End.:Rua Haddock Lobo, 1738 – Jardim Paulista – zona Oeste – São Paulo.
Tel.: (11) 3087-1399
Fasano
Local: lobby do Hotel Fasano.
End.: Rua Vittorio Fasano, 88 – Jardim Paulista – zona Oeste – São Paulo.
Tel.: (11) 3896-4000
Terraço Itália
Local: 41º andar do Edifício Itália.
End.: Av. Ipiranga, 344 – República – Centro – São Paulo.
Tel.: (11) 2189-2929
Casa Santa Luzia
End.: Alameda Lorena, 1471 – Jardim Paulista – zona Oeste- São Paulo.
Tel.: (11) 3897-5000
Empório Santa Maria
End.: Av. Cidade Jardim, 790 – Jardim Paulistano – zona Oeste – São Paulo.
Tel.: (11) 3706-5211
Galeria dos Pães
End.: Rua Estados Unidos, 1645 – Jardim América – zona Oeste – São Paulo
Tel.: (11) 3064-5900
Ao longo da Rua Oscar Freire é possível avistar diversas lojas de grifes internacionais. Foto: Caio Pimenta/SPTuris.
Nas ruas temáticas da cidade, o que não faltam são estoques e muita variedade. A vantagem é que tudo custa menos e os vendedores entendem direitinho o que se quer.
Há dezenas de ruas de comércio especializado, com inúmeras lojas que, lado a lado, oferecem mais de cinquenta tipos de produtos. Pode-se montar um megacomputador na Rua Santa Ifigênia, adquirir as mais loucas ferramentas na Florêncio de Abreu ou equipar uma cozinha de primeira na Rua Paula Souza.
Uniformes militares ou de governanta? Avenida Tiradentes. Chapéus, boinas e casquetes? Rua do Seminário. Vai se casar e quer decidir até mesmo a roupa das daminhas? Rua São Caetano. Isso tudo e muito mais. Confira!
Agências de viagens
Av. São Luis – República
Aluguel de roupas
Av. Rebouças – Jardim América
Av. Leôncio de Magalhães – Jardim São Paulo
Antiquários
Rua Cardeal Arcoverde – Pinheiros
Praça Dom Orione – Bela Vista
Armarinho, bijuterias, miudeza e tecidos
Ladeira Porto Geral – Sé
Rua 25 de Março – Sé
Rua 25 de Março. Foto: Caio Pimenta/ SPTuris.
Artigos de borracha, máquinas e ferramentas
Rua Florêncio de Abreu – Sé
Artigos em couro
Rua do Arouche – República
Artigos evangélicos
Rua Conde de Sarzedas – Sé
Artigos para caça e pesca
Av. Senador Queiróz – Sé
Rua Brigadeiro Tobias – República
Artigos para festas, brinquedos e papelaria
Rua Barão de Duprat – Sé
Artigos para perfumaria
Rua Silveira Martins – Sé
Rua Tabatinguera – Sé
Artigos para pintura artística
Rua Marquês de Itu – República
Artigos religiosos
Rua Senador Feijó – Sé
Rua Beijamin Constant – Sé
Ateliê de Artes
Rua Fidalga – Pinheiros
Automóveis e Motos importadas
Av. Europa – Pinheiros
Porsche. Foto: divulgação.
Autopeças
Av. Duque de Caxias – República
Barcos e Jetskis
Av. dos Bandeirantes – Itaim Bibi
Chapéu, bonés e afins
Rua Quintino Bocaiúva – Sé
Rua do Seminário – República
Calçados populares
Rua Cavalheiro – Brás
Rua Bem-te-vi – Moema
Casas pré-fabricadas
Av. Professor Vicente Rao – Santo Amaro
Cordas, barbantes e lonas
Rua Senador Queirós – Centro
Discos raros
Rua 24 de Maio – República
Rua 7 de Abril – República
Eletroeletrônicos
Rua Santa Ifigênia – República
Enxovais
Rua Oriente – Brás
Rua Maria Marcolina – Brás
Ervas medicinais e homeopatias
Praça da Sé – Sé
Ferragens
Rua Paes Leme – Pinheiros
Flores
Av. Doutor Arnaldo – Perdizes
Largo do Arouche – República
Grifes internacionais
Rua Oscar Freire – Jardim Paulista
Rua Oscar Freire. Foto: Caio Pimenta/SPTuris.
Hortifrutigranjeiros
Rua da Cantareira – Sé
Instrumentos cirúrgicos, equipamentos ortopédicos e materiais para laboratório
Rua Borges Lagoa – Moema
Instrumentos musicais
Rua General Osório – República
Rua do Seminário – República
Rua Teodoro Sampaio – Pinheiros
Jóias, semi-jóias, bijuterias e ferramentas para joalheiros
Rua Barão de Paranapiacaba – Sé
Lustres e luminárias
Rua da Consolação – Consolação
Madeira
Rua do Gasômetro – Brás
Máquinas e ferramentas
Rua Florêncio de Abreu – Sé
Material fotográfico
Rua Conselheiro Crispiniano – República
Rua Sete de Abril – República
Moto-peças
Rua General Osório – República
Rua dos Gusmões – República
Moda feminina
Rua João Cachoeira – Itaim Bibi
Moda Feminina e Masculina
Rua José Paulino – Bom Retiro
Motos e acessórios
Rua Barão de Limeira – Santa Cecília
Movéis e decoração
Alameda Gabriel Monteiro da Silva – Jardim Paulista
Rua Normandia – Moema
Praça Benedito Calixto – Jardim Paulista
Rua Teodoro Sampaio – Pinheiros
Praça Benedito Calixto. Foto: Marcelo Iha/SPTuris
Móveis usados
Praça Marechal Deodoro – Santa Cecília
Ouro bruto, pedras preciosas e semi-preciosas
Rua José Bonifácio – Sé
Rua Barão de Itapetininga – Sé
Peças de veículos fora de série
Rua Piratininga – Brás
Produtos do norte e nordeste
Rua Paulo Afonso – Brás
Produtos orientais
Rua Galvão Bueno – Liberdade
Rua Cidade de Osaka – Liberdade
Tapeçaria
Av. Rangel Pestana – Brás
Uniformes, coletes a prova de bala e insígnias
Av. Tiradentes – Bom Retiro
Rua João Teodoro – Bom Retiro
Utilidades domésticas
Rua Direita – Sé
Utensílios para cozinha industrial
Rua Paula Souza – Sé
Vestidos de noiva e afins
Rua São Caetano – Bom Retiro
Artesanato, antiguidades, decoração, colecionáveis e muito mais: isso você encontra em São Paulo. A cidade também é conhecida por suas feiras de artes e artesanatos, que encantam turistas e paulistanos. Entre as mais famosas se destacam a Feira da Benedito Calixto, a Feirinha do Masp, a Feira da Liberdade e a da Praça da República.
A feira de antiguidades do vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo), na Avenida Paulista, é muito tradicional. Reúne colecionadores e recebe pessoas à procura de raridades, quadros, esculturas, luminárias, candelabros, moedas antigas e objetos para a casa.
Na República, as principais atrações são as pinturas e os desenhos. Muitos artistas locais fazem suas obras ali mesmo. Há também enfeites e bonecas feitos artesanalmente, roupas, bijuterias e outros artigos. Outra grande atração é a comida. Churrascos, doces e empanadas chilenas são os mais procurados.
A mais badalada das feiras, no entanto, é a da Praça Benedito Calixto, em Pinheiros. Frequentada por um público diverso – inclusive artistas e designers – tem cerca de 300 vendedores que comercializam artigos de decoração e antiguidades, além de itens como discos de vinil (LPs), louças e móveis rústicos.
Já a feira da Liberdade, realizada na praça e bairro de mesmo nome, é rica em culinária e artesanato nipônicos. Acontece há cerca de trinta anos e conta com mais de duzentas barracas que oferecem desde bijuterias até luminárias japonesas, bonsais, peixes de aquário e quinquilharias em geral, a maioria orientais. As barracas de yakisoba e tempurá também são sempre muito procuradas.
São Paulo, centro econômico da América Latina, é um grande polo de compras. As principais lojas de grifes nacionais e internacionais estão espalhadas entre os shopping centers da cidade.
Mas quem pensa que os shoppings são meros redutos de compras, está enganado: a oferta gastronômica, os cinemas e teatros os fazem grandes centros de convivência, cultura e lazer.
Confira abaixo uma relação com alguns dos shoppings mais conhecidos de São Paulo:
Shopping Iguatemi. Foto: Divulgação.
A concentração de grifes internacionais de luxo é o carro-chefe dos shoppings Cidade Jardim, JK e Iguatemi. Além de marcas como Armani, Chanel, e Tiffany & Co., cada centro de compras conta com lojas especiais: o Cidade Jardim abriga a única loja exclusiva de brinquedos Lego, enquanto o Iguatemi tem butiques únicas da estilista Diane Von Furstenberg e do designer de sapatos Christian Louboutin. Já o Shopping JK Iguatemi, novo espaço de luxo da cidade, abriga lojas únicas no Brasil, como a TopShop e a Miu Miu, que já são consagradas por todo o mundo.
Inaugurado em 1976, o Shopping Ibirapuera é um dos mais antigos da cidade. Além das lojas, oferece grande variedade gastronômica, com opções de vão do fast food a filiais de bons restaurantes, além de um exclusivo mercado de frutas frescas, o Mr. Fruit’s.
Shopping Higienópolis. Foto: Divulgação.
Com mesas e bancos de madeira cercados por mais de 140 tipos de plantas, o boulevard da área externa do Shopping Pátio Higienópolis é o espaço perfeito para descansar e degustar um café ou chá após um dia de compras. Na parte interna, o mesmo andar abriga a praça de alimentação, as seis salas de cinema e o Teatro Folha.
Localizado em um dos bairros mais tradicionais da cidade, o Mooca Plaza Shopping oferece uma gama variada de lojas para todos os gostos. O espaço oferece também serviços de salão de beleza e pet shop, o que permite aos visitantes passear com seus bichinhos de estimação à vontade.
Único empreendimento do gênero localizado no centro da cidade, o Shopping Light ocupa, desde 2007, o edifício Alexandre Mackenzie – inaugurado em 1929 e atualmente tombado pelo Patrimônio Histórico municipal e estadual. Possui 134 lojas e também recebe exposições, mostras, aula de dança, música ao vivo e peças de teatro. Todos os domingos, por exemplo, das 14h às 15h, acontece a apresentação de peças infantis de graça para a garotada. Já de quinta a domingo há uma feira de artesanato que reúne diversas técnicas e produtos.
Morumbi Shopping. Foto: Divulgação.
Os frequentadores do Morumbi Shopping desfrutam de muita tecnologia. Uma loja-conceito de produtos eletrônicos oferece eletrodomésticos futuristas para demonstração; outra, de artigos esportivos outdoor, dispõe de um provador que simula condição de temperatura a zero grau Celsius.
Shopping Center Norte. Foto: Divulgação.
Fundando em 1984, o Shopping Center Norte é o mais famoso shopping da região. O tradicional centro de compras reúne diversas lojas dos mais variados segmentos, como eletrodomésticos, moda esportiva, moda infantil e jeans.
Além de tudo o que um shopping center oferece, o Santana Parque Shopping tem características ecologicamente corretas, como a utilização de luz natural vinda de claraboias, torneiras que evitam o desperdício de água, centros de compostagem e reciclagem de óleos, e uma estação de tratamento de água para reuso.
Já o Shopping Center D, fundado em outubro de 1994, tem fácil acesso pela Marginal Tietê e oferece mais de 200 lojas, reunindo algumas das marcas mais sólidas do varejo nacional. Destaca-se pela variedade e qualidade em diversos segmentos, entre eles: moda, móveis e decorações, tecnologia e gastronomia, com duas praças de alimentação, dezenas de opções de fast food e inúmeros restaurantes.
Existem na cidade alguns shoppings interligados a estações de metrô. Inaugurado em 1997, o Shopping Metrô Tatuapé é o mais antigo deles e está conectado à estação Tatuapé da Linha Vermelha do metrô. Assim como o shopping vizinho, o Boulevard Tatuapé surpreende com diversas lojas, cinema e diversas opções gastronômicas.
Ainda na Linha Vermelha, o Shopping Metrô Itaquera possui quase duzentas lojas em uma área de 43 mil m², praça de alimentação, cinema e um estacionamento com mais de 2 mil vagas.
Já na Linha Azul, os visitantes contam com o Shopping Metrô Santa Cruz, fundado em 2001, e com o Shopping Metrô Tucuruvi, inaugurado em 2013. Ambos contam com grandes praças de alimentação, lojas diversas e salas de cinema 3D.
Shopping Pátio Paulista. Foto: Divulgação.
Considerada o coração da cidade, a região da Avenida Paulista conta com shoppings de estilos distintos. O mais suntuoso deles é o Pátio Paulista: sua fachada ostenta o relógio de cinco metros de diâmetro, fabricado em Boston, nos Estados Unidos, e seu interior abriga lojas de marcas internacionais, cafés diferenciados e funcionários que falam inglês.
O Shopping Center 3 é o de mais fácil acesso, já que está localizado em plena Avenida Paulista. Sua oferta gastronômica é composta por grandes redes de fast food e restaurantes exclusivos, com salão próprio, além de docerias e cafés.
Próximo ao burburinho da região do Baixo Augusta, o Shopping Frei Caneca aposta fortemente na cultura, hospedando os teatros Frei Caneca e Nair Belo, a Escola de Atores do diretor Wolf Maya e nove salas de cinema.
Serviço:
End.: Av. Dr. Francisco Mesquita, 1000 – Vila Prudente – zona Leste – São Paulo.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h.
Tel.: (11) 2066-4422
End.: Av. Leão Machado, 100 – Jaguaré – zona Oeste – São Paulo.
Horário de funcionamento: de segunda à sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, 14h às 20h.
Tel.: (11) 4040-4981
End.: Rua Xavantes, 719 – Brás – Centro – São Paulo.
Horário de funcionamento: de segunda à sexta, das 8h às 18h; aos sábados, das 8h30 às 13h.
Tel.: (11) 2081-9000
End.: Av. Roque Petroni Jr., 1089 – Brooklin Novo – zona Oeste – São Paulo.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10 às 22h; aos domingos, das 14 às 20h.
Tel.: (11) 4003-4132
End.: Rodovia Raposo Tavares – km 14,5 – Granja Viana – zona Oeste – São Paulo.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, 14h às 20h.
Tel.: (11) 3732-5002
End.: Rua Conselheiro Moreira de Barros, 2780 – Santana – zona Norte – São Paulo.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h; aos domingos das 14h às 20h.
Tel.: (11) 2238-3002
End.: Estrada do Campo Limpo, 459 – Campo Limpo – zona Sul – São Paulo.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h; aos domingos, das 12h às 20h.
Tel.: (11) 4003-7320
End.: Av. Paulista, 2064 − Cerqueira César − Centro − São Paulo.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h; aos domingos, das 10h às 20h.
Tel.: (11) 3285-2458
End.: Av. Professor Francisco Morato, 2718 – Butantã – zona Oeste – São Paulo.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 20h.
Tel.: (11) 3723-3900
End.: Av. Rebouças, 3970 – Pinheiros – zona Oeste – São Paulo.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h.
Tel.: (11) 2197-7810
End.: Av. Ibirapuera, 3103 – Moema – zona Sul – São Paulo.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h.
Tel.: (11) 5095-2300
Shopping Center Iguatemi São Paulo
End.: Av. Brig. Faria Lima, 2232 – Jardim Paulistano – zona Oeste – São Paulo.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h.
Tel.: (11) 3816-6116
End.: Rua Catão, 72 – Vila Romana – zona Oeste – São Paulo.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos, das 12h às 18h.
Tel.: (11) 3675-2011
End.: Rua Coronel Xavier de Toledo, 23 – Centro – São Paulo.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 22h; sábados, das 9h às 20h; domingos e feriados, das 11h às 18h.
Tel.: (11) 3154-2299
End.: Travessa Casalbuono, 120 – Vila Guilherme – zona Norte – São Paulo.
Horário de funcionamento: Lojas – de segunda a sábado: 10h às 22h; domingos: das 14h às 20h; Feriados: opcional. Alimentação e lazer – segunda a domingo, inclusive feriados: 10h às 22h.
Tel.: (11) 2224-5900
End.: Av. Magalhães de Castro, 12000 – Morumbi – zona Oeste – São Paulo.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h.
Tel.: (11) 3552-3560
End.: Av. Cruzeiro do Sul, 1100 – Canindé – zona Norte – São Paulo.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h.
Tel.: (11) 4506-6000
End.: Rua Frei Caneca, 569 – Consolação – Centro – São Paulo.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h.
Tel.: (11) 3472-2075
End.: Av. Interlagos, 2255 – Jardim Umuarama – zona Sul – São Paulo.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h.
Tel.: (11) 3471-8888
End.: Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 – Vila Olímpia – zona Sul – São Paulo.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h.
Tel.: (11) 3152-6800
End.: Av. Aricanduva, 5555 – Vila Matilde – zona Leste – São Paulo.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 12h às 20h.
Tel.: (11) 3444-2000
End.: Av. Dr. Chucri Zaidan, 902 – Vila Cordeiro – zona Oeste – São Paulo.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h.
Tel.: (11) 3048-7000
Shopping Metrô Boulevard Tatuapé
End.: Rua Gonçalves Crespo (esquina com a rua Tuiuti) – Tatuapé – zona Leste – São Paulo.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h.
Tel.: (11) 2225-7000
Shopping Metrô Itaquera
End.: Av. José Pinheiro Borges, s/nº − Itaquera – zona Leste – São Paulo.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h.
Tel.: (11) 2040-3635
End.: Av. Radial Leste (esquina com a Rua Tuiuti) – Tatuapé – zona Leste – São Paulo.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h.
Tel.: (11) 2090-7400
End.: Av. das Nações Unidas, 12901 – Brooklin Novo – zona Oeste – São Paulo.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 20h. Não há atendimento aos finais de semana e feriados.
Tel.: (11) 2928-8100
End.: Av. Higienópolis, 618 – Higienópolis – zona Oeste – São Paulo.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h.
Tel.: (11) 3823-2300
End.: Rua Treze de Maio, 1947 – Bela Vista – Centro – São Paulo.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h.
Tel.: (11) 3191-1100
End.: Ladeira Porto Geral, 14 – Centro – São Paulo.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 7h às 18h30; sábado, das 7h às 15. Não abre aos domingos.
Tel.: (11) 3101-1162
End.: Av. das Nações Unidas, 22540 – Interlagos – zona Sul – São Paulo.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h.
Tel.: (11) 5682-3666
End.: Rua Olimpíadas, 360 – Vila Olímpia – zona Sul – São Paulo.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h.
Tel.: (11) 4003-4173
End.: Av. das Nações Unidas, 4777 – Alto de Pinheiros – zona Oeste – São Paulo.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h.
Tel.: (11) 3024-3738
End.: Avenida Francisco Matarazzo, s/nº – Água Branca – zona Oeste – São Paulo.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h.
Tel: (11) 3677-4000
End.: R. Capitão Pacheco e Chaves, 313 – Mooca – zona Leste – São Paulo.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 14h às 20h.
Tel.: (11) 3548-4810
End.: Rua Domingos de Morais, 2564 – Vila Mariana – zona Sul – São Paulo (Integrado a estação Santa Cruz do metrô).
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 14h às 20h.
Tel.: (11) 3471-8000
Rua 25 de Março- São Paulo. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris
O comércio popular de São Paulo reúne lojas de atacados de roupas, presentes, tecidos, importados, entre outros, que atraem milhares de pessoas em busca de variedade de produtos e novidades a preços baixos, tanto para consumo próprio quanto para revenda. Uma grande vantagem de se fazer compras no nesses locais é a variada oferta de transporte público disponível.
Uma das mais conhecidas regiões de comércio popular em São Paulo é a Rua 25 de Março e suas travessas, no Centro, onde tem de tudo – de bijuteria a louça, de lojas de fantasias a artigos para decorar a casa, além de produtos eletrônicos. E tudo a preços bem abaixo da média. Diariamente, circulam centenas de milhares de pessoas no local – considerando apenas ou dias úteis. Em épocas próximas a datas especiais, como o Natal, esse número pode subir para mais de um milhão de pessoas. Paraíso dos importados e badulaques, é o lugar certo para compras mais acessíveis.
Próximo dali, o Bom Retiro é um dos bairros fortes no comércio de roupas. A Rua José Paulino e suas adjacências concentram centenas de oficinas de costura e lojas de roupas femininas, inclusive para festas. Nas vitrines, é possível encontrar novidades do mundo da moda a preços acessíveis e convidativos.
No Brás, as ruas Maria Marcolina e Oriente vendem todo tipo de roupa, além de peças para enxovais e tecidos para confecção. Na mesma região, o Circuito de Compras, antiga Feira da Madrugada, atrai comerciantes e sacoleiros de todo o país, com mais de 2.500 boxes de roupas, brinquedos e acessórios por uma pechincha, funcionando em horário especial: a partir das 02h da manhã.
Para quem quer fugir da multidão e deseja um pouco de conforto, fazer compras nos shoppings populares é uma boa opção. Diferentemente do comércio de rua, esses lugares dispõem de caixas eletrônicos, banheiros, ambiente coberto, escadas rolantes, além de restaurantes, lanchonetes e cafés. E para quem vem de longe, o All Brás e o Total Brás têm até estacionamento para ônibus, dormitórios e sala de descanso para guias e motoristas.
Serviço:
Circuito de Compras – antiga Feira da Madrugada
End.: Av. do Estado, 200 – Brás – Centro – (próximo à estação Brás do metrô).
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 02h às 16h. Sábados, das 02h às 14h.
Shoppings populares
End.: R. Rodrigues dos Santos, 91 – Brás – Centro.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 00h às 16h. Sábados, das 00h às 14h.
Tel.: (11) 3777-1537 / (11) 95727-1096
End.: R. João Teodoro, 1200. Acesso também pela Rua Elisa Whitaker, 119 – Brás – Centro.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 06h às 16h. Sábados, das 06h às 14h.
Tel.: (11) 4373-7500
Quem viaja para um destino costuma tirar centenas de fotos para poder guardar momentos vividos durante uma viagem. E muitas pessoas também gostam de levar um souvenir para casa, um objeto que resgata as lembranças vividas em um lugar ou atrativo turístico.
São Paulo possui pelo menos 38 lojas específicas de souvenirs, que comercializam imãs, chaveiros, canecas, papelaria, objetos de decoração simples, camisetas, ecobags (bolsas de tecidos) e muito mais.
Veja a relação abaixo, dividida por categorias:
Lojas de souvenirs paulistanos: são quatro lojas – uma virtual e três físicas – dedicadas à venda de lembranças relacionados à cidade ou ao estado de São Paulo. Fazendo alusão aos seus atrativos e endereços, há produtos que predominam as cores preta, branca e vermelha, que utilizam a sigla SP, que referenciam gírias e costumes da cidade, etc.
Loja da São Paulo Convention & Visitors Bureau
A São Paulo Convention & Visitors Bureau possui uma loja on-line com produtos com o nome da cidade. São vendidos canecas, guarda-chuva, capas para malas e outros produtos. visitesaopaulo.com/loja/
Mercapoint do Mercado Municipal
Localizado em um dos atrativos que mais atraem turistas em São Paulo, a Mercapoint é uma loja de souvenir de produtos ligados, principalmente, à cidade e ao estado de São Paulo. São canetas, ímãs, camisetas, chaveiros e outros produtos que estampam ícones e atrativos da cidade, além de outros produtos com bandeira do Brasil e do estado.
Rua da Cantareira, 306 – Rua M Loja 42/44
Contato: 11 95270-3209
Paulista Souvenirs do Shopping Center 3
O quiosque fica localizado no Shopping Center 3, da Avenida Paulista, local de grande fluxo de turistas, especialmente aos finais de semana. A loja de souvenir vende produtos relacionados à cidade de São Paulo e ao Brasil, como camisetas, canecas, chaveiros e ímãs.
Avenida Paulista 2064 – Piso Augusta – instagram.com/paulistasouvenirs/
Contatos: 11 95270-3209/3227-5440 / [email protected]
Projeto São Paulo City
Loja virtual especializada na venda de camisetas, moletons e vestuário em geral com a temática da Cidade de São Paulo. Também vende canecas, chaveiros, ecobags e grande variedade dos produtos.
projetosaopaulocity.com.br
Contatos: 97995-1075 / [email protected]
Lojas em atrativos turísticos: Estão presentes em pelo menos 19 atrativos turísticos. Alguns atrativos turísticos reservam parte de seu espaço para venda de itens exclusivos relacionados à sua marca, exposição temporária, acervo ou à cidade, como o Masp, Museu Catavento, do Estádio do Pacaembu, Zoológico de São Paulo, Farol Santander, Pinacoteca, Japan House, Museu da Imigração, Aquário de São Paulo, entre outros.
Artesanato Solidário do Museu de Arte de São Paulo (Artesol do Masp)
Vende artesanato de comunidades, povos indígenas e designers, como adornos, joias, bancos, cerâmica e objetos de decoração, além de livros e ecobags. Há um trabalho de curadoria para expor os produtos à venda, dialogando com o próprio museu.
Avenida Paulista, 1578 – www.masploja.org.br/
Contatos: (11) 3149-5868 / lojaonli[email protected] / 94159-5265 – [email protected]
Futebol Super Store no Estádio do Pacaembu
O estabelecimento não está diretamente ligado ao Museu do Futebol, mas por se encontrar no mesmo espaço do Estádio do Pacaembu, atrai os apaixonados pelo esporte. A loja vende chuteiras, bolas e camisas de diversos times, desde os paulistanos até clubes internacionais. Destaque para a temática do espaço, que conta com camisas autografadas, posters, fotografias e outras relíquias do esporte.
Praça Charles Miller, S/N – www.superstore.com.br/lojas.php
Contato: 11 3667-3598
Lembranças do Zoo (Zoológico de São Paulo)
O Zoológico de SP possui uma loja de grande porte e quiosques espalhados pelo parque. Neles são vendidos pelúcias, brinquedos, canecas, guarda-chuva, mapa do parque, fotos de recordação, cartão postal, além de publicações científicas e a revista Ciência no Zoo. O setor “Mundo dos Dinossauros” também conta com um estabelecimento comercial, que possui dinossauros de brinquedos como produto principal. Possui loja online e parte do lucro é revertido para a manutenção do parque.
Avenida Miguel Estéfano, 4241 – zoologicodesaopaulo.minhalojanouol.com.br
Contato: 11 5073-0811
Livraria da Travessa do Instituto Moreira Salles
A Livraria da Travessa fica no Instituto Moreira Salles, um centro cultural dedicado à fotografia e às artes audiovisuais. A loja possui um vasto catálogo de livros dedicados à temática do espaço e ainda vende souvenires como camisetas, ecobags, câmera fotográfica descartável, blocos de notas e carteiras, estes itens com a logo ou a temática do próprio Instituto. Também há loja virtual.
Avenida Paulista, 2424 – https://ims.com.br/lojas-fisicas/ e lojadoims.com.br
Contatos: 11 2842-9120 / [email protected]
Farol Santander – Loja da Cidade
Localizado no hall de entrada do edifício, a loja de souvenir do Farol Santander é chamada de Loja da Cidade. Vende itens oficiais do Farol e suas exposições. Camisetas, canecas, copos, squeezes, almofadas, bottons, ecobag, cadernos, guarda-chuva, imã, lápis e adesivos, entre outros. Possui Instagram e site oficial (lojadacidade.com) com vendas online. Os itens da loja dialogam com a temática da própria cidade, através de suas cores e estampas.
Rua João Bricola, 24 – piso térreo
Contatos: 11 97111-2145 / [email protected]
Loja da Mônica – Parque da Mônica
Vende produtos relacionados à Turma da Mônica e os personagens de Maurício de Sousa. Desde brinquedos a camisetas e vestuário para adultos, decoração, máscaras, etc. Muitos produtos exclusivos, vendidos na loja física do Parque da Mônica ou na loja virtual.
Avenida das Nações Unidas, 22.540 – www.lojinhadamonica.com.br
Contatos: (14) 3604-2026 / [email protected]
Loja da Pinacoteca
Loja interna da Pinacoteca do Estado conta com livros e catálogos de exposições passadas, guia de visitação, bonés, canecas, camisetas, quadros (réplicas e miniaturas) e ecobags. Os produtos são temáticos, de acordo com as exposições temporárias e com o acervo permanente do museu. Possui loja online.
Praça da Luz, 2 – pinacoteca.org.br/loja/
Contato: 11 3324-1000
Loja do Museu Afro Brasil
A Loja do Museu Afro Brasil vende artigos como livros, catálogos, discos, acessórios, pinturas (originais ou prints) de artistas negros brasileiros ou estrangeiros.
Portão 10, Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n
Contatos: 11 3320-8900 / [email protected]
Furoshiki e Shin – Japan House
O centro cultural dedicado à cultura japonesa Japan House possui duas lojas internas, a Furoshiki e a Shin. A primeira, localizada no primeiro andar, é dedicada na difusão da arte de mesmo nome, uma técnica de embalagens em tecido japonesa – o cliente pode aprender a arte furoshiki e comprar tecidos e apetrechos para construir suas bolsas. Já a Shin, no térreo, é dedicada à venda de produtos japoneses que aguçam os cinco sentidos do corpo humano, além de vender produtos de artistas e designers japoneses consagrados.
Avenida Paulista, 52 – www.japanhousesp.com.br/lojas/
Contatos: 94779-4177 / www.instagram.com/furoshikistore
Loja IT do Instituto Tomie Ohtake
Loja de souvenir do Instituto Tomie Ohtake, chamada IT, dedica-se à venda de peças de decoração, joias e bijuterias artesanais e peças de vestuário, que dialogam com a proposta do próprio instituto. O Instituto ainda conta com a Livraria Gaudí.
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 201
Contatos: 11 3554-0737 – [email protected] / [email protected]
Loja MAM
A Loja do Museu de Arte Moderna vende produtos com a marca do museu, como materiais de papelaria (lápis, cadernos, blocos de nota), camisetas, canecas, squeeze, ecobags, peças de decoração, além de catálogos de artistas expostos. Possui loja online, em parceria com a Amazon.
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n° / www.amazon.com.br/b?ie=UTF8&node=21561365011
Contatos: 11 5085-1377 – [email protected] – mam.org.br/loja/
Loja Museu da Imigração
A Loja do Museu da Imigração vende produtos relacionados à temática do museu, como livros, DVDs, cartões postais, camisetas, bottons e canecas temáticas. Possui material relacionado à São Paulo do café do início do século passado. Possui loja online.
Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – loja.museudaimigracao.org.br
Contatos: 11 2692-1866 / [email protected]
Lojas do Aquário de São Paulo
O Aquário de São Paulo possui algumas lojas de lembranças temáticas, com produtos como pelúcia e brinquedos em geral, camisetas, totens e afins. Os temas das lojas refletem a área do parque onde estão instaladas: África (savana), Austrália (Outback), os Polos e os oceanos logicamente.
Rua Huet Bacelar, 407 – aquariodesaopaulo.com.br
Contatos: 11 2273-5500 / [email protected]
Lojinha do MIS
Vende produtos exclusivos do Museu da Imagem e do Som e referentes às suas exposições temporárias. Também comercializa livros, DVDs, CDs e LPs. Possui loja virtual.
Avenida Europa, 158 – www.museumstore.com.br/
Contatos: 11 3064-0628 / [email protected]
TerraCotta Arte Sacra do Museu de Arte Sacra de São Paulo
A rede de lojas TerraCotta é especializada em arte sacra católica. Uma de suas unidades está localizada no Museu de Arte Sacra, que além de imagens, terços e artigos religiosos, vende objetivos relacionados ao espaço, como catálogos, cadernos, bloco de notas, recordações religiosas (batismo, primeira comunhão e casamento). Possui loja virtual.
Avenida Tiradentes, 676 – www.lojaterracotta.com.br/collections/produtos-do-museu-de-arte-sacra-de-sao-paulo
Contatos: 11 3326-3336 / [email protected]
Souvenirs do Templo (Templo de Salomão)
Vende artigos religiosos e lembranças ligados ao Templo e à Igreja Universal do Reino de Deus. Entre os artigos, livros religiosos, chaveiros, canecas, bolsas, camisetas, máscaras, miniaturas do Templo e de objetos ligados ao espaço. Além do site oficial, há vendas online pela página do Facebook.
Avenida Celso Garcia, 605 – www.souvenirsdotemplo.com.br
Contatos: 11 2291-5084 / [email protected]
Lojas de artesanato e representações brasileiras gerais: em São Paulo também é possível encontrar mais de dez lojas que vendem artesanato de todo o país, como de comunidades indígenas e quilombolas. Algumas possuem joias e objetos de decoração com pedras preciosas brasileiras, e também vendem souvenir tradicional, como canecas e chaveiros com ícones que representam o Brasil.
Arte Tribal
Loja especializada na arte e artesanato de povos indígenas brasileiros. Vende esculturas, trabalhos em madeira, cestos, adereços para o corpo e outros.
Rua Haddock Lobo, 1307 – Loja 26
Contatos: 11 99935-3440 / artetribal.negocio.site
Azussa Presentes
Loja no bairro oriental da Liberdade que vende pedras preciosas e semipreciosas brasileiras para decoração, assim como imagens de Buda e de outras religiões, mesclando o estilo brasileiro com oriental em suas mercadorias.
Rua Galvão Bueno, 230
Contato: 11 3209-7227
Brastone Pedras Brasileiras
Venda pedras preciosas e semipreciosas brasileiras, souvenires, itens para decoração e joias desenvolvidas através das pedrarias. Também vende artesanato indígena, arte popular, peças de madeira esculpida, camisetas, canetas e porcelanas.
Avenida Pavão, 728
Contato: 11 5092-3447
Casa do Amazonas
Loja especializada em arte e artesanato indígena que vende peças de decoração e mobiliário esculpidos em madeira, cerâmica, trabalhos em palha tradicionais indígenas.
Alameda dos Jurupis, 460
Contatos: 11 5051-3098 / [email protected]
Cortez Pedras
Loja especializada em pedras preciosas e semipreciosas brasileiras, focadas em decoração e joias.
Rua Barão de Itapetininga, 255 – www.facebook.com/Brunocortezminerais
Contatos: 11 3255-3136
Fuchic
Loja especializada em artesanato indígena e artesanato do nordeste e sertão brasileiro. Foca suas vendas pela internet, mas também possui uma loja física no Jardim Paulista. Vende cerâmica, esculturas, porcelana, cestos trabalhados em vime e palha, trabalhos em madeira e argila, quadros, esculturas e cachaças.
Alameda Franca, 1167 – www.fuchic.com.br
Contatos: 11 4192-2986 / [email protected]
Galeria Arte Brasileira
Loja especializada em arte e artesanato brasileiro no geral, vende acessórios, arte indígena, arte no barro, cestaria, esculturas em madeira ou argila, peças de decoração, arte sacra popular, quadros e pinturas e pedras brasileiras. O estabelecimento foca suas vendas na loja on-line, mas possui loja física no Jardim Paulista.
Alameda Lorena, 2163 – galeriaartebrasileira.com.br
Contatos: 11 3062-9452 / 3085-8769 / [email protected]
Havaianas Oscar Freire (Concept)
Loja da marca de sandálias e chinelos brasileiros Havaianas, cuja unidade na Rua Oscar Freire é uma loja conceito, que vende produtos únicos e até personalizado e é ideal para turistas e admiradores da marca.
Rua Oscar Freire, 1116
Contato: 11 3079-3415
Ho Kim Do
Loja especializada em pedras preciosas e semipreciosas brasileiras, com joias e objetos para decoração. Por estar no bairro japonês da Liberdade, suas peças possuem influência oriental.
Rua da Glória, 300 – ho-kim-do.business.site
Contatos: 11 3208-5255 / [email protected]
Lojas e Feira de Artesanato do Centro de Tradições Nordestinas
O CTN é dedicado a divulgar e fortalecer a cultura nordestina em São Paulo. No seu espaço, possui algumas lojas dedicadas à venda de artesanato típico da região que representa, produtos como trabalho em madeira, cerâmica e tecelagem. Aos finais de semana realiza feira de artesanato que reúne mais lojistas e produtos.
Rua Jacofer, 615 – ctn.org.br
Contato: 11 3488-9400
Ponto Solidário na Casa Amarela
Vende produtos artesanais referentes às cinco regiões do país, como esculturas, pinturas, rendas e artes populares brasileiras no geral.
Rua José Maria Lisboa, 838 – pontosolidario.org.br
Contatos: 11 97537-6584 / [email protected]
Sobral Design
Loja especializada em joias de pedras semi-preciosas brasileiras e peças de decoração e design feitas com esta mesma matéria-prima, como esculturas e porta-retratos.
Rua Normandia, 97 – www.sobraldesign.com.br
Contatos: 11 5096-0467 / [email protected]