Planeje sua
Viagem
Planeje sua viagem
Mapa da Cidade
Como Chegar
Onde Ficar
Guia Prático
Transporte Urbano
Agências de Viagem
Conheça
São Paulo
Conheça São Paulo
Razões para visitar SP
História da Cidade
Linha do Tempo
Dados e fatos
Pontos Turísticos
Compras
Comer e Beber
Noite
Cultura
Esportes
Muito + São Paulo
Roteiros
Arredores
CITS
Acontece
em SP
Acontece em SP
Agenda
Notícias
Dicas de quem vive em SP
A capital paulista esconde atrativos que nem todos os turistas visitam e muitos moradores nem conhecem. São os mirantes da cidade, alguns deles em locais de fácil acesso e sem necessidade de gastar muito. A vista panorâmica a partir de prédios altos, viadutos ou áreas verdes costuma ser surpreendente e dá uma ideia da dimensão da megalópole.
Confira abaixo uma relação de sete pontos onde você poderá perder o fôlego:
Para quem gosta de contato com a natureza e tem algum preparo físico, esse é o mirante ideal onde, literalmente, perderá o fôlego. Depois de uma caminhada de quase 5 quilômetros (só a ida), chega-se a uma altitude de mais de mil metros – para se ter uma ideia, a média da cidade é de cerca de 750 m. A recompensa é uma vista única da cidade a partir de um grande maciço de granito (daí o nome do núcleo, Pedra Grande).
Milhares de pessoas passam por lá todos os dias, no centro da cidade, mas poucos se dão conta da vista que o ponto proporciona dos dois lados do Viaduto do Chá. De um deles, observa-se o Vale do Anhangabaú e o Viaduto Santa Ifigênia ao fundo. Do outro lado, a Praça da Bandeira, o Edifício Matarazzo – sede da Prefeitura, à esquerda – e o Shopping Light, à direita.
Do terraço deste centro comercial, a vista noturna revela a paisagem de uma São Paulo moderna, com os imponentes edifícios espelhados e iluminados à beira da Marginal Pinheiros, na zona sul. Além disso, há alguns restaurantes com vista panorâmica.
Tradicional ponto turístico da cidade, o Edifício Itália também é conhecido pelo restaurante “Terraço Itália”, onde casais românticos podem desfrutar ao mesmo tempo da gastronomia paulistana, saboreando uma vista do alto do prédio de 165 metros de altura, o segundo maior da cidade.
Aqueles que curtem a vida ao ar livre terão momentos de puro êxtase neste local onde, sentados à grama, podem apreciar o crepúsculo do sol nos finais de tarde – daí o apelido do local, cujo nome oficial é Praça Coronel Custódio Fernandes. A vista dos prédios é envolta de árvores e muito verde, remetendo a uma sensação quase bucólica.
Aos mais aventureiros, esse elevado ponto, localizado no Núcleo Curucutu do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), proporciona uma bela vista do litoral sul, Itanhaém e Monguagá, se o dia tiver céu aberto. O acesso pode ser feito por uma trilha de 2,1 km (ida e volta) que conduz os visitantes até o cume da serra. As visitas, limitadas a seis grupos diários, cada qual um com 12 pessoas, só podem ser realizadas mediante agendamento.