Planeje sua
Viagem
Planeje sua viagem
Mapa da Cidade
Como Chegar
Onde Ficar
Guia Prático
Transporte Urbano
Agências de Viagem
Conheça
São Paulo
Conheça São Paulo
Razões para visitar SP
História da Cidade
Linha do Tempo
Dados e fatos
Pontos Turísticos
Compras
Comer e Beber
Noite
Cultura
Esportes
Muito + São Paulo
Roteiros
Arredores
CITS
Acontece
em SP
Acontece em SP
Agenda
Notícias
Dicas de quem vive em SP
Ação de órgãos públicos com foco principal em segurança, transportes e saúde terá reforço também nos finais de semana de antes e depois do feriado
Secretário municipal de Subprefeituras Alexandre Modonezi, secretária municipal de Cultura Aline Torres, prefeito Ricardo Nunes, secretário executivo do estado de Segurança Pública Delegado Nico, delegado geral da Polícia Civil Arthur Dian e coordenador operacional da Polícia Militar do estado Coronel Alexandre Prates. Foto: Daniel Deák / SPTuris.
A cidade de São Paulo apresentou hoje (2) o plano de ação para um dos principais carnavais de rua do País. Com 511 blocos autorizados, a previsão para o maior evento do ano é superar o de 2020, último antes da pandemia, com mais de 15 milhões de foliões turistas e paulistanos.
Com o tema “São Paulo, a capital da folia”, a Prefeitura destacou que o planejamento de 2023 promove uma festividade inclusiva, democrática e descentralizada, tanto no período de pré-carnaval (dias 11 e 12), quanto no período de carnaval (18 a 21) e pós (25 e 26). Para que seja um evento livre de preconceitos e violências, foram apresentados focos nas áreas de saúde e segurança. A São Paulo Turismo (SPTuris) é responsável pela infraestrutura do evento.
As polícias Civil e Militar, juntamente com a Guarda Civil Municipal (GCM), trabalharão durante os três períodos com programas de policiamento em plantão de forma reforçada. Entre as medidas a serem implementadas estão:
– Delegacias de bairro e especializadas estarão em funcionamento;
– Delegacias móveis serão instaladas em pontos chaves de passagens dos blocos;
– Tecnologia de imagens com drones funcionarão como ponto de observação e controle para identificação;
– Policiamento rodoviário realizará fiscalização dos movimentos de entrada e saída da cidade;
– Implantação de gradil e revista de armas ou objetos de vidro será realizada em megablocos (acima de 40 mil pessoas) e grandes blocos (acima 10 mil pessoas);
– Ampliação do hall de crimes através da delegacia eletrônica (QrCode) para crimes sexuais, de gênero, de preconceito e intolerância.
Postos médicos também serão montados em pontos estratégicos por onde passarão os blocos. Mais de 100 ambulâncias (50% a mais do que último carnaval) estarão à disposição dos profissionais em atendimento nessas unidades, com apoio de hospitais para serviços de urgência e emergência 24 horas para receber pacientes que necessitem de alguma especialidade. A Secretaria Municipal de Direitos Humanos também contará com unidades móveis para atender mulheres, crianças e pessoas LGBTQI+.
Blocos
Nos horários de concentração e dispersão, a São Paulo Transporte (SPTrans) e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) funcionarão com aumento efetivo do número de veículos e, consequentemente, com diminuição de tempo para evitar o acúmulo de passageiros.
Durante os desfiles, UTIs móveis, postos de policiamento, geradores, caçambas, gradil e 15 mil ambulantes estarão à disposição dos foliões. Para conferir informações sobre blocos, trajetos e horários, acesse: https://carnavalderua.prefeitura.sp.gov.br/