Planeje sua
Viagem
Planeje sua viagem
Mapa da Cidade
Como Chegar
Onde Ficar
Guia Prático
Transporte Urbano
Agências de Viagem
Conheça
São Paulo
Conheça São Paulo
Razões para visitar SP
História da Cidade
Linha do Tempo
Dados e fatos
Pontos Turísticos
Compras
Comer e Beber
Noite
Cultura
Esportes
Muito + São Paulo
Roteiros
Arredores
CITS
Acontece
em SP
Acontece em SP
Agenda
Notícias
Dicas de quem vive em SP
A capital paulista é conhecida por ter muitos atrativos culturais, museus, teatros, cinemas, ruas com grafite. Mas, para quem gosta de áreas verdes, a cidade também abriga diversos parques urbanos que fazem visitantes e moradores sentirem-se em contato com a natureza.
Confira abaixo uma lista com os principais destaques para desfrutar momentos de lazer, fazer caminhada, andar de bicicleta, passear com cachorro ou simplesmente esticar na grama.
No ano em que o país comemora os 200 anos de independência e o Museu do Ipiranga foi reaberto, o parque tem sido destaque com ampla programação.
Além de pista de caminhada, aparelhos de ginástica, gramados para piquenique, o local é bastante frequentado por skatistas que aproveitam a inclinação para descer a via principal.
No limite entre a zona Sul e Oeste, o projeto envolve a participação dos arquitetos Roberto Burle Marx e Oscar Niemeyer, que haviam planejado construir uma casa – que nunca foi concluída ou habitada, e nos anos 1990, foi demolida.
Com isso, em meados daquela década, os jardins foram aproveitados para dar lugar ao parque, que possui bastante área verde, palmeiras imperiais, espelhos d’água e bastante espaço para contemplação e contato com a fauna e flora locais.
Localizado na zona Leste da cidade, é uma das maiores áreas verdes da cidade, com vários espaços para aproveitar com amigos e família, como quiosques, churrasqueiras, espaço para piquenique, ciclovia.
Todos os anos, normalmente no mês de agosto, o local também recebe o Festival das cerejeiras, árvores tradicionais no Japão que ficam todas floridas nessa época.
Na região central da cidade, o parque tem diversas opções de lazer e entretenimento, campos de futebol, pista de caminhada, um lago, aparelhos de ginástica e áreas com sombra para descansar.
Curiosamente, o local anteriormente chamado de Jardim da Aclimação teve o primeiro zoológico da cidade, no final do século 19.
Uma das áreas verdes inauguradas mais recentemente na cidade, fica na região central e é totalmente acessível, inclusive playground inclusivo. Tem também cachorródromo, equipamentos de ginástica, caminhos para trilha curta e gramados onde o público costuma deitar e transformar o espaço numa “praia urbana”.
Cartão-postal e um dos parques mais visitados da cidade, o Ibira, como é conhecida, fica na zona Sul e tem ampla estrutura para os visitantes. Tem pista de caminhada e bicicleta, quadras, cachorródromo, playground, equipamentos de ginástica e muito mais.
Além disso, lá dentro estão alguns museus e espaços culturais e para exposições como o Museu Afro Brasileiro, o MAM, a Bienal, a Oca e o Auditório Ibirapuera. Tem ampla programação de atividades realizadas pela empresa concessionária.
Acesse e saiba mais: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/parques/.