Planeje sua
Viagem
Planeje sua viagem
Mapa da Cidade
Como Chegar
Onde Ficar
Guia Prático
Transporte Urbano
Agências de Viagem
Conheça
São Paulo
Conheça São Paulo
Razões para visitar SP
História da Cidade
Linha do Tempo
Dados e fatos
Pontos Turísticos
Compras
Comer e Beber
Noite
Cultura
Esportes
Muito + São Paulo
Roteiros
Arredores
CITS
Acontece
em SP
Acontece em SP
Agenda
Notícias
Dicas de quem vive em SP
– O Minhocão fecha para os carros e dá espaço para passeios com o pet, caminhadas e brincadeiras durante as noites. A interdição acontece de segunda a sexta, das 20h às 7h, e em período integral aos sábados, domingos e feriados.
– Existem cinemas especiais para mães levarem seus bebês com ambiente totalmente preparado com som e luz ajustados, entre outras adaptações. O CineMaterna exibe filmes para entreter os pais, por isso, não são necessariamente infantis.
– Cemitérios, locais de crimes e lugares supostamente assombrados fazem parte de tours macabros oferecidos por algumas agências de turismo. Além de terror, as atrações carregam um pouco da história da cidade.
– Além dos clássicos, São Paulo abriga ainda museus sobre diversos temas como o museu da tatuagem, da mágica, do relógio, para cegos, do crime, entre muitos outros.
– É possível fazer passeios de barco e até curso de windsurfe na Represa de Guarapiranga.
– Mesmo sem o tempo excessivamente frio, existem pistas de patinação no gelo montadas em shoppings e parques para todas as idades.
– Dá para curtir esportes mais radicais sem sair da cidade. Existem ginásios com estrutura para uma escalada indoor, com equipamentos de segurança e toda a supervisão necessária.
– Existe passeio a cavalo na cidade. Localizado na zona Sul, o Recanto dos Cavaleiros oferece cavalgadas curtas, médias ou longas.
– A Bolsa de Valores de São Paulo é aberta para visitas, com direito a agendamento e monitoria para conhecer mais sobre o espaço de grande importância.
– A capital paulista é agitada e movimentada, mas possui diversos espaços para relaxar, como templos para meditação. O Solo Sagrado de Guarapiranga, que fica às margens da represa, é um local idealizado pelo mestre japonês Mokiti Okada especialmente para a prática.
– A catedral da Sé como conhecemos hoje só foi completamente concluída em 2004, quando ganhou por fim suas duas torres. Sua construção começou em 1912 e só foi inaugurada em 1954.
– O Shopping Iguatemi foi o primeiro a ser inaugurado no país, em 1966.
– São Paulo é o 10° povoado mais antigo do Brasil.
– O Parque Trianon, na Avenida Paulista, possui vegetação remanescente da Mata Atlântica.
– As feiras livres da cidade acontecem desde meados do século XVII.
– A primeira biblioteca pública da cidade foi a Biblioteca Mário de Andrade, fundada em 1925.
– Uma das últimas vegetações que sobraram da Mata Atlântica em áreas urbanas fica em São Paulo, no Jaraguá. Desde 1994, a região foi tombada como patrimônio da humanidade pela Unesco na qualidade de reserva da biosfera da mata atlântica.
– Em 1930, o bairro Guapira, da zona Norte, ganhou o nome atual de Jaçanã, em referência a espécie de ave ribeirinha que habita a região. O bairro foi imortalizado posteriormente com a música “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa.
– Já o bairro do Sacomã, na zona Sul da cidade, vem do sobrenome da família francesa Saccoman, em especial os irmãos Antoine, Henry e Ernest, fundadores da primeira grande fábrica de produtos cerâmicos no Brasil.
– O bairro onde hoje se localizam a PUC-SP e o Tuca nasceu em meados de 1850. Na época, a região era uma grande chácara e seu proprietário, Joaquim Alves Fidelis, criava uma espécie de ave chamada perdiz, do qual originou o nome do bairro Perdizes.
– O Jabaquara teve a primeira estação do metrô paulistano em funcionamento, como protótipo, em 1972. Entretanto, a primeira viagem comercial aconteceu dois anos depois e ligava o bairro até a estação Vila Mariana do metrô.
– A mais antiga favela de São Paulo data de 1934 e fica no Tucuruvi, no bairro Jardim Barro Branco, na zona Norte.
– O primeiro cemitério da cidade situa-se na Rua da Consolação e foi fundado em 1858.
– Já o cemitério da Vila Formosa, na zona Leste, ostenta o título de o maior do Brasil. Suas 87 mil sepulturas estão distribuídas em uma área de 760 mil metros quadrados.
– O maior complexo habitacional da América Latina fica em São Paulo, na Cidade Tiradentes. São aproximadamente 40 mil unidades.
– O segundo aeroporto mais movimentado do país faz referência ao título de Lucas Antônio Monteiro, o proprietário da região e também conhecido como Visconde de Congonhas (natural de Congonhas do Campo, MG).
– O primeiro zoológico e o primeiro posto zootécnico da cidade abriram em 1892, no local onde hoje situa-se o Parque da Aclimação.
– Em 1954, foi construído no bairro da Saúde o templo Honpa Hongwanji, ligado à escola budista Jodo Shinshu, fundada há mais de 700 anos no Japão. Atualmente, o templo reúne a maior organização budista do país, com cerca de 100 mil fiéis.
– Em 1918, a temperatura baixou tanto na cidade que chegou a “nevar”: flocos esbranquiçados começaram a cair do céu. Porém, o que aconteceu na verdade foi uma sublimação de nevoeiro, um fenômeno meteorológico raro na região sudeste.
– Diversos pontos turísticos de São Paulo receberam sinalização especial nos semáforos de pedestres, como o Masp e o Monumento às Bandeiras.
– São Paulo é a cidade com as maiores comunidades japonesas, libanesas e italianas fora de seus países de origem.
– São Paulo é uma das capitais mais gastronômicas do mundo, com 12,5 mil restaurantes de 52 tipos diferentes de cozinha.
– Temos o 6º melhor restaurante do mundo, o D.O.M, do chef Alex Atala e o Maní, em 46º lugar, da chef Helena Rizzo.
– São consumidas cerca de 1 milhão de pizzas por dia.
– Temos também cerca de 60 ruas de comércio temático especializado, que vão desde eletrônicos, lustres a luxo.
– Temos algumas das melhores baladas do mundo, incluindo a 8ª melhor casa de música eletrônica, a D-Edge, na Barra Funda.
– Mesmo sendo uma grande metrópole, conservamos aldeias indígenas, nas Áreas de Preservação Ambiental, no extremo sul da cidade, que podem ser visitadas.
– Há três aldeias dentro da área do município, com um total de 1.034 índios da etnia guarani mbya: a Jaraguá, no pico homônimo, e a Tenondê Porã e a Krukutu, no distrito de Parelheiros.
– É possível avistar espécies de bicho-preguiça no Jardim da Luz e capivaras no Rio Pinheiros.
– Sem sair da cidade é possível também avistar o mar (de Itanhaém) em trilhas do Parque Estadual da Serra do Mar, em Marsilac, no extremo sul de São Paulo.
– O que não é possível observar é o andar de número 13º em alguns edifícios da cidade. Por superstição ou “triscaidecafobia”, no Norte do Centro Empresarial Nações Unidas, na Marginal Pinheiros, o 13º não existe. Outro local é o edifício Banco Safra, na Avenida Paulista, que por ordem de Joseph Safra, também aboliu o número.
– Fundada em 25 de janeiro de 1554, São Paulo é o 10º povoado mais antigo do país.
– São Paulo é a cidade mais populosa do Brasil e da América, e a 7ª do mundo, com 11,3 milhões de habitantes.
– São Paulo possui a maior frota de helicópteros do mundo, com 411 helicópteros e cerca de 2.200 pousos e decolagens por dia. Em média, um pouso a cada 45 segundos.
– A altitude média de São Paulo é de 760 m e o ponto mais alto da cidade é o Pico do Jaraguá, na Serra da Cantareira, com 1.135 metros de altura.
– Já o edifício mais alto é o Mirante do Vale, que fica na “Praça do Correio”, no Centro de São Paulo, com 170 m de altura e 51 andares.
– Também no Centro, a BM&FBOVESPA é a maior bolsa de valores da América Latina e a 3ª maior do mundo, em valor de mercado.