Planeje sua
Viagem
Planeje sua viagem
Mapa da Cidade
Como Chegar
Onde Ficar
Guia Prático
Transporte Urbano
Agências de Viagem
Conheça
São Paulo
Conheça São Paulo
Razões para visitar SP
História da Cidade
Linha do Tempo
Dados e fatos
Pontos Turísticos
Compras
Comer e Beber
Noite
Cultura
Esportes
Muito + São Paulo
Roteiros
Arredores
CITS
Acontece
em SP
Acontece em SP
Agenda
Notícias
Dicas de quem vive em SP
São Paulo é conhecida como a capital da cultura no Brasil, com rica programação cultural durante o ano todo, entre shows, peças de teatro, festivais de cinema, exposições artísticas e vários eventos ligados a esse universo.
Quando se fala em literatura, a cidade também é local de acontecimentos como a Bienal Internacional do Livro, feiras de editoras, saraus, festas literárias e muitas atividades ligadas à leitura.
Além disso, são inúmeras as livrarias espalhadas por toda a cidade com produtos para o público que aprecia essa arte. Confira algumas indicações de lugares interessantes para conhecer.
Livrarias de rua
Um dos tipos prediletos da boemia paulistana são as casas de bairro onde é possível folhear e saborear títulos de literatura enquanto aprecia um café ou cerveja. Alguns estabelecimentos ainda promovem encontros com escritores e profissionais da área, sessões de autógrafos e outras atividades.
Livraria Cabeceira – Localizada numa casa antiga da Vila Romana, zona Oeste da cidade, o local abriu em maio de 2022 e tem cerca de 3,5 mil títulos disponíveis, entre literatura brasileira e estrangeira, humanidades em geral, artes e biografia, entre outros. Próximo ao quintal fica a área infantil. Praça Alfredo Weiszflog, 38 – Vila Romana.
Livraria do Brooklin – A casa no coração do bairro do Brooklin, na região Sul paulistana, possui apenas livros admirados pelo casal de proprietários, divididos por regiões geográficas, como obras asiáticas, africanas e latinas. Também tem um café e várias mesas para aproveitar o tempo com as palavras. Rua Hollywood, 275 – Brooklin.
Ria Café e Livraria – Misto de livraria e bar, fica numa rua lateral à estação de metrô Vila Madalena e costuma encher a pena área externa com amantes de literatura e cerveja. Também promovem eventos de lançamento e outras atividades que atrai público. Rua Marinho Falcão, 58 – Vila Madalena.
Gato Sem Rabo – Inspirado em palestras de Virginia Wolf no final da década de 1928, o nome da livraria busca falar sobre a falta de algo para as mulheres na sociedade, como falta de espaço e legitimidade. Criado de forma independente, distribui livros escritos por mulheres e também realiza rodas de leitura e discussões de clássicos. Rua Amaral Gurgel, 338, Vila Buarque.
Livraria da Tarde – Livros, afeto e café. Esta é a definição do próprio local que oferece curadoria de literatura geral, humanas, negócios e infantojuventil. R. Cônego Eugênio Leita, 956 – Pinheiros.
Livraria Mandarina – Além de livros, o espaço oferece cursos, palestras, tem grupos de estudos, clube do livro e ações para estimular a produção do conhecimento e do pensamento crítico. O foco da livraria é a humanidade, do romance à crônica, passando por poesia, filosofia e artes. Rua Ferreira de Araújo, 373 – Pinheiros.
Livraria Megafauna – Localizada num dos prédios icônicos de São Paulo, o Edifício Copan, a livraria propõe ser um espaço de reflexão, curadoria e criação de conteúdo, valorizando o livro, os livreiros, o leitor e sua relação com a cidade. Av. Ipiranda, 200 – Loja 53 – Centro.
Livraria Miúda – Espaço aberto no fim de 2021, além de livraria, pretende ser um lugar de formação, convivência e encontros no simpático bairro da Pompeia, zona Oeste paulistana, especializada em literatura para a infância. Rua Coronel Melo de Oliveira, 766 – Pompeia.
Livraria Pé de Livro – Com foco no público infantil, é um espaço que procura semear o amor pela leitura nas crianças. Com cerca de 1.500 títulos, foi inaugurado em meados de 2021 na região Oeste de São Paulo. Rua Tucuna, 298 – Pompeia.
Livraria Ponta de Lança – Livraria e espaço cultural, a curadoria dá destaque para literatura brasileira e hispano-americana, crítica literária, artes, fotografia, humanidades, sexualidades, raça e gênero. Rua Aureliano Coutinho, 26 – Santa Cecília.
Livraria da Gente – Focado em livros com os temas de literatura, filosofia, sociologia, psicologia e infantojuvenis, o espaço aconchegante fica na Vila Mariana, zona Sul da cidade. Rua Dionísio da Costa, 20.
Banca Tatuí – O nome dessa livraria é literalmente uma banca e, além de livros, tem publicações independentes que incluem zines, prints e produtos de arte gráfica. Rua Barão de Tatuí, 275.
Livraria Simples – A casinha azul na Bela Vista é o espaço que distribui livros para todo o Brasil desde 2016. Rua Rocha, 259.
Livrarias na região da Avenida Paulista
Passear pela região da avenida mais famosa da cidade também pode ser uma ótima opção para apreciar livros. São pelo menos seis opções disponíveis nas proximidades:
1 – Livraria da Vila (Shopping Pátio Paulista) – Rua Treze de Maio, 1947
2 – Livraria Martins Fontes – Av. Paulista, 509
3 – Livraria no Reserva – Av. Paulista, 900
4 – Livraria do Centro Cultural Fiesp – Av. Paulista, 1313
5 – Livraria Cultura – Av. Paulista, 2073
6 – Livraria da Travessa no IMS – Av. Paulista, 2424
Outras livrarias
Livraria da Vila – Com dez unidades apenas na capital paulista, a rede atua com a certeza de que o livro é a ferramenta para uma Educação melhor e oportunidade para transformar o país em um lugar mais justo. www.livrariadavila.com.br
Livraria da Travessa – Originalmente nascida no Rio de Janeiro, a marca tem duas lojas em solo paulistano, uma no Instituto Moreira Salles da Av. Paulista e outro no bairro de Pinheiros, buscando preservar o aconchego dos moradores e visitantes. Rua dos Pinheiros, 513. www.travessa.com.br
Livraria Nove Sete – Especializada em literatura infantil e juvenil, a sede na Vila Mariana foi inaugurada em 2007. www.livrarianovesete.com.br
Livraria Martins Fontes – Tradicional ponto de referência quando o assunto são livros, a história da livraria começou nos anos 1960 em Santos, litoral paulista e hoje ocupa cerca de 1000 metros quadrados e mais de 120 mil títulos na avenida Paulista. www.martinsfontespaulista.com.br
Livraria Cultura – A megaloja localizada dentro do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, é um atrativo à parte que tem teatro, café, auditório e eventos como lançamentos de livros. www3.livrariacultura.com.br
Livraria Leitura – A rede nascida em Belo Horizonte (Minas Gerais) tem unidades em São Paulo que além de livros possui uma variedade de produtos como revistas, filmes, música, games, material de informática, papelaria e presentes. https://leitura.com.br