Planeje sua
Viagem
Planeje sua viagem
Mapa da Cidade
Como Chegar
Onde Ficar
Guia Prático
Transporte Urbano
Agências de Viagem
Conheça
São Paulo
Conheça São Paulo
Razões para visitar SP
História da Cidade
Linha do Tempo
Dados e fatos
Pontos Turísticos
Compras
Comer e Beber
Noite
Cultura
Esportes
Muito + São Paulo
Roteiros
Arredores
CITS
Acontece
em SP
Acontece em SP
Agenda
Notícias
Dicas de quem vive em SP
A introdução do hambúrguer na alimentação do brasileiro deve-se ao americano Robert Falkenburg, campeão de tênis em Winbledon, que abriu em 1952 a primeira lanchonete que seguia os padrões americanos. Em São Paulo existem inúmeros lugares onde se pode saborear o sanduíche, entre restaurantes e redes de fast food. Confira algumas casas com os melhores hambúrgueres artesanais da cidade.
Atendendo em dois endereços na zona Oeste, o Zé do Hamburger tem ambiente retrô inspirado nos anos 1950, com fotos de pin ups e cartazes de propagandas antigas penduradas nas paredes. Além dos clássicos, a casa surpreende com o lanche El Mariachi (pão francês, hambúrguer de fraldinha grelhado no sal grosso, molho barbecue, catupiry, alface americana e nachos, pimenta jalapeño opcional) e acompanhamentos como o milk-shake de milho verde e a Coca-Cola com sabores.
Com várias unidades espalhadas por São Paulo, o The Fifties é um lugar ideal para saborear um hambúrguer com fritas e milk-shake. A rede foi a primeira a servir hambúrguer de picanha, o famoso Pic Burger, diversas vezes nomeado o melhor hambúrguer da cidade.
As duas unidades da tradicional lanchonete PJ Clarke’s fora dos Estados Unidos estão localizadas, respectivamente, no Itaim Bibi e na famosa Oscar Freire. Nas mesas com toalhas quadriculadas importadas de Nova York são servidos lanches batizados com nomes de carros, como o The Cadillac (american cheese, bacon, alface e algum acompanhamento), o Mini Cooper (3 mini-hamburgueres com queijo emmenthal, american cheese, mussarela e algum acompanhamento) e o Ford Ranchero (cheddar, chili beans, alface americana, cheddar sauce e algum acompanhamento).
O badalado Ritz conta com oito opções de hambúrguer no cardápio, e o cliente pode escolher o ponto da carne e até duas porções para o acompanhamento – fresh salad, batata frita, onion rings ou o famoso bolinho de arroz, além da chance de esbarrar em alguma celebridade enquanto estiver visitando.
Quem preferir algo mais light, uma opção é o Fit Burger, da lanchonete A Chapa. O lanche é um hambúrguer normal, porém, ao invés de pão, vem envolto em folhas de acelga. Outro diferencial do A Chapa é que ele abre a partir das 7h30, oferecendo um exclusivo menu Breakfast com pancakes, lanches derretidos, frutas frescas, entre outros, além do Veggie Burger Salada – hambúrguer vegetariano de tofu, composto por ingredientes orgânicos, servido em pão integral com alface, tomate e maionese.
Funcionando no mesmo endereço há mais de 40 anos, a Joakins é uma das primeiras hamburguerias de São Paulo. O cheese salada e o milk-shake são considerados por muitos os melhores da cidade, e o local, aberto até as 5 da manhã, é parada quase obrigatória para o lanche pós-balada.
Existem também as Steakhouses, que não são hamburguerias propriamente ditas, porém contam com algumas opções deliciosas em seus cardápios, como o America, com o Pub’s Burger (cebola caramelizada com cerveja preta, provolone grelhado, tapenade de azeitonas, alface frizzé e maionese no pão australiano); o Applebee’s, com o Quesadilla Burguer (hambúrguer coberto com queijo Jack-cheddar, bacon, tomate, cebola roxa, alface, picles e jalapeños, servido entre duas tortillas de trigo) e o Outback, com o Barbie Chook’n Bacon (peito de frango grelhado regado ao molho barbecue, bacon, queijo, alface, tomate e fritas).
Uma das hamburguerias mais antigas da cidade é a do Seu Oswaldo. Localizada no bairro do Ipiranga, há 48 anos, Seu Oswaldo já serviu muita gente num clima bem simples e amistoso. O simpático senhor, que nomeia o estabelecimento, é referência no bom atendimento e na qualidade de seus lanches, que seguem com a mesma receita. A preços bastante convidativos, os lanches são servidos sobre um balcão, de modo bem descontraído. Os clássicos azulejos azuis e brancos conferem o caráter animado da lanchonete. Compõem o cardápio sanduíches como “cheese bacon”, “cheese calabreza” e o tradicional “cheese salada”.
Situado na Rua da Consolação, o Hamburguer do Sujinho (com nome bastante peculiar) é uma boa opção para quem desejar provar bons sanduíches nos arredores da Avenida Paulista. Além dos “sandubas” tradicionais e artesanais, o cliente pode escolher grelhados, beirutes, baked potatoes, hot dogs, saladas e, depois de tudo isso, pedir alguma das sobremesas que constam no menu – gigantes, por sinal. Uma boa dica de sobremesa é o “Ninho de Amor” – um merengue de suspiro com frutas picadas, coberto com calda de chocolate, chantily e raspas de chocolate. Não precisa ficar chateado por estar de dieta e não querer extrapolar na visita ao Sujinho, eles também servem sanduíches lights. Fica a dica!
A Hamburgueria Artesanal fica localizada na Mooca e conta com três ambientes para o público. A novidade da casa é o rodízio de mini-hambúrgueres que serve dez tipos diferentes de combinações dos ingredientes, além de porções de batata e polenta à vontade, que já estão inclusas no preço do rodízio. Entre os hambúrgueres servidos estão o Mini Cheese Burguer Bacon, Mini Cheese Filet Mignon Salada Bacon e o Mini Cheese Picanha Salada, os dois primeiros com pão preto. O lugar também serve hambúrgueres especiais, com costela de porco, cheddar ou cebola crispy.
A hamburgueria Taverna Medieval na Vila Mariana é o novo ponto de encontro para os medievalistas. Com um ambiente imerso em objetos da Idade Média, como o barco viking estacionado fora do bar, o lugar serve alguns pratos típicos, além de abrir o espaço para jogos. As comidas e bebidas contam com nomes divertidos no cardápio, como o drink Camponesa Simples de Nobre Coração que Vai Todos os Dias ao Bosque Recolher Lenha, inspirado em um episódio da série Chapolin. O bar é decorado com vidros que lembram os de poções, usados em jogos, e o visitante também pode solicitar uma bebida surpresa, que consiste em jogar um dado de 20 faces e o número que cair será o drink correspondente ao menu. Os hambúrgueres são para todos os gostos, com carne de javali, com 180 gramas de carne, queijo caciovallo, rúcula e relish de pimentão vermelho defumado no pão da casa; ou o elfo, que é vegano, de 160 gramas de hamburger feito de arroz vermelho e lentilha, além de rúcula, tomate e tofu empanado no pão vegano. O cardápio também oferece entradas, como o Glavax, prato típico viking que consiste em uma porção de salmão curado com molho de Dill e torradinhas, além das tradicionais batatas fritas.
Os apaixonados pelos anos dourados costumam ir ao Zé do Hamburguer, em Perdizes. O estilo diner compõe a arquitetura do restaurante e é ponto de encontro da galera que curte os anos 1950. Os pratos são preparados com muito bom gosto. Estão entre eles o Diner Burger e a Batata do Zé, coberta com cheddar, bacon e queijo prato gratinado. O cardápio sempre tem novidades! Se você nunca tomou um milk-shake de milho verde, é pra lá que você deve ir. Se não topar a ideia, pode pedir uma Coca-Cola com sabor. Isso mesmo! Escolha uma das duas unidades: uma na rua Caiubi, 1450 e outra na rua Itapicuru, número 417.
Bom apetite!
Serviço:
Zé do Hamburger
Endereço: Rua Itapicuru, 419 – Perdizes e Rua Caiubi, 1450 – Perdizes.
Tel.: (11) 3868-4884 / 3672-5532.
The Fifties
Endereço: Praça Villaboim, 77 – Consolação e outros endereços.
Tel.: (11) 3666 7362.
PJ Clarke’s
Endereço: Rua Doutor Mario Ferraz, 568 – Itaim Bibi e Rua Oscar Freire, 497 – Jardins.
Tel.: (11) 3078 2965 / (11) 2579-2765.
Ritz
Endereço: Al. Franca, 1.088 – Jardim Paulista e outros endereços.
Tel.: (11) 3088 6808.
A Chapa
Endereço: Alameda Santos, 24 – Cerqueira César e outros endereços.
Tel.: (11) 3051 4545.
Joakins
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 163 – Itaim Bibi.
Tel.: (11) 3168 0030.
America
Endereço: Avenida Paulista, 2295 – Cerqueira César e outros endereços.
Tel.: (11) 3067 4424.
Applebee’s
Endereço: Al. dos Arapanés, 508 – Moema e outros endereços.
Tel.: (11) 5051 1946.
Outback
Endereço: Rua Marechal Hastinphilo de Moura, 641 – Portal do Morumbi e outros endereços.
Tel.: (11) 3743 6411 / 3743 7901 / 3743 7963.
Hamburgueria do Seu Oswaldo
(somente dinheiro)
End.: Rua Bom Pastor, 1659 – Ipiranga (próximo ao Parque da Independência) – zona Sul – São Paulo.
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 12h às 22h.
Hamburgueria do Sujinho
End.: Rua Maceió, 64 – Consolação (próximo ao Tom Jazz) – zona sul – São Paulo.
Horário de funcionamento: segunda a quinta e domingo, das 12h às 00h; sexta e sábado, das 12h às 2h.
Tel.: (11) 3231-5207.
Zé do Hamburguer
End.: Rua Caiubi, 1450 e Rua Itapicuru, 419 – Perdizes (próximo à PUC) – zona Oeste – São Paulo.
Horário de funcionamento: segundas a quinta, das 12h às 1h; sexta e sábado, das 12h às 04h; domingo, das 12h às 1h.
Tel.: (11) 3672-5532 / 3868-4884.
Hamburgueria Artesanal
End.: Rua Édison, 1418 – Campo Belo, São Paulo – SP.
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 18h às 23h.
Tel.: (11) 2305-2403
Taverna Medieval
Vila Mariana – zona Sul
Tel.: 11-4114-2816
www.tavernamedieval.com.br