Planeje sua
Viagem
Planeje sua viagem
Mapa da Cidade
Como Chegar
Onde Ficar
Guia Prático
Transporte Urbano
Agências de Viagem
Conheça
São Paulo
Conheça São Paulo
Razões para visitar SP
História da Cidade
Linha do Tempo
Dados e fatos
Pontos Turísticos
Compras
Comer e Beber
Noite
Cultura
Esportes
Muito + São Paulo
Roteiros
Arredores
CITS
Acontece
em SP
Acontece em SP
Agenda
Notícias
Dicas de quem vive em SP
Desde o final de setembro, os amantes de Carnaval podem desfrutar de uma experiência multissensorial e imersiva dos últimos 200 anos, nas dependências da Fábrica do Samba, localizada no distrito de Bom Retiro, no centro da capital paulista. A mostra gratuita ‘Bicentenário — Contado por Enredos e Fantasia’ fica até o dia 30 de dezembro.
A exposição monitorada é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e faz parte das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil. A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (LigaSP) integra a iniciativa trazendo uma curadoria de desfiles paulistanos que retrataram o tema ao longo dos anos.
A mostra começa com um vídeo de ‘Dom Pedro I’ dando boas-vindas ao público e trazendo uma introdução ao passado. Depois, o visitante passa por espaços que remontam um canavial e uma gruta de ouro, com informações que passam pelo Brasil colonial, até a família colonial, revoluções e, por fim, a Independência, com o grito do futuro imperador.
Escolas de samba contaram e cantaram recortes dessa história no Sambódromo, ao longo dos anos, e alguns se destacaram como ‘Doçura da terra Brasil’, ‘Vale Ouro, Meu Brasil, Minha Terra, Meu Tesouro’ (Leandro de Itaquera); ‘Liberdade Ainda que Vai Vai’ (Vai Vai); ‘História Brasiliae, Cultura, Hábitos e Costumes de Uma Holanda (Mocidade Alegre); e ‘O Povo: a nobreza real’ (Império de Casa Verde); ‘Brasil, que história é essa?’ (Mancha Verde).
Além de trechos desses sambas-enredos que falam desde a ocupação e riquezas do País, até narrativas da Revolução Francesa como tema para falar sobre o cenário político do Brasil e muito mais, alegorias que também remetem aos últimos 200 anos ficam à disposição. Todos esses materiais são distribuídos em 2 mil metros quadrados. Com 15 metros de altura, a mostra contém alegorias de 3 a 7 metros.
Grupos compostos por até 20 pessoas passeiam pela mostra e, saindo do interior da exposição, acessam um espaço de convivência, com atividades de realidade aumentada e área kids. Também ficam à disposição peças expositivas e diversos quadros de informações dedicadas à história do Carnaval. Acessível, à disposição de todos os públicos e com classificação livre, a exposição pode ser conduzida por profissionais bilíngues ou de libras.
Serviço
Bicentenário — Contado por Enredos e Fantasia’
Funcionamento: De quarta a domingo, das 10h às 17h
Endereço: Fábrica do Samba – Endereço: Avenida Doutor Abraão Ribeiro, 505, Bom Retiro
Sábados e domingos a mostra é acompanhada de atrações musicais
Entrada e estacionamento gratuitos para o público