Planeje sua
Viagem
Planeje sua viagem
Mapa da Cidade
Como Chegar
Onde Ficar
Guia Prático
Transporte Urbano
Agências de Viagem
Conheça
São Paulo
Conheça São Paulo
Razões para visitar SP
História da Cidade
Linha do Tempo
Dados e fatos
Pontos Turísticos
Compras
Comer e Beber
Noite
Cultura
Esportes
Muito + São Paulo
Roteiros
Arredores
CITS
Acontece
em SP
Acontece em SP
Agenda
Notícias
Dicas de quem vive em SP
No dia 19 de junho acontecerá presencialmente a 26ª edição da Parada LBGT+ São Paulo. O evento, que aconteceu de forma virtual nos últimos dois anos devido à pandemia de Covid-19, promete levar muita emoção para o público que ocupará a Avenida Paulista, cartão-postal da cidade.
A programação está repleta de shows e outras atividades. E para os visitantes e moradores da capital paulista que querem explorar alguns dos atrativos que a cidade pode oferecer, a semana da maior Parada LGBT do Brasil e referenciada como uma das maiores do mundo, é uma ótima oportunidade.
Marcha do Orgulho Trans e Feira Trans
No mês de junho, entre os dias 3 e 24, acontece a 5ª edição da Marcha do Orgulho Trans de São Paulo (2022), o maior evento de protagonismo de Travestis, pessoas Transgêneros Binárias e Não Binárias, da América Latina. Neste ano, o evento será em formato híbrido, com eventos presenciais e online.
Nos dias 3, 10 e 24 acontece a Marcha Trans online, entre 19h e 20h30. Neste ano, a edição discute pautas como inovação, empreendedorismo e empregabilidade trans. E, para reforçar essas questões, a Praça da Bandeira recebe nos dias 11 e 12 de junho, das 11h à 1h e das 11h às 20h, respectivamente, a “Feira Trans”.
A Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo promoverá a 22ª Feira Cultural da Diversidade no dia 16 de junho. O evento, que reúne livros, itens de decoração, moda, beleza e acessórios para venda, além de outras atividades, acontece das 10h às 22h, no Largo do Arouche, também no centro da capital. A Marcha Trans presencial acontece no dia 17, entre 11h e 21h, também no Largo do Arouche, no centro da capital.
No dia 16 também acontece o maior festival de música eletrônica do feriado Pride de São Paulo – o Tokka Festival, que acontece na nova área externa do Estádio do Canindé.
Já nos dias 17, 18 e 19 acontece o Teia Pride Festival, voltado ao público LGBT+, no Komplexo Tempo. O espaço tem uma pista para quatro mil pessoas com apresentação de DJs internacionais, de países como Alemanha. Israel, Itália, Reino Unido e México.
Na sexta-feira (17), a festa “Touros” começa às 23h e termina 10h da manhã do dia seguinte. Já no sábado, 18, a balada batizada de “Veneno” também começa às 23h e vai até o meio-dia de domingo (19), dia que terá outra festa a partir das 17h, a “Tempool”, uma pool party na piscina do local.
Na semana da maior parada do orgulho LGBTQIA+ também é momento de celebrar a vida! Por isso, no dia 18, acontece a Festa (+18) – TNW Pride Edition, no complexo Portuguesa, na zona central da Capital. Entre as atrações estão Zambianco, Erik Vilar, Nat Valverde, Allan Natal, Marcelo Almeida e Rafael Daglar, além do espanhol Rafa Madrid e do israelense Yinon Yahel.
Entre os dias 16 e 19 de junho, todos os dias das 12h às 7h, acontece ainda a Micareta SP, no Sambódromo do Anhembi. Pela primeira vez na cidade de São Paulo, a festa vai rolar por quase 20 horas ininterruptas com shows de ninguém menos que Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Daniela Mercury, Pabllo Vittar, Gloria Groove, Luísa Sonza, Ludmilla, Alinne Rosa e É o Tchan, além de um line-up eletrônico fantástico com os melhores DJs nacionais.
Dentro da própria Parada LGBT+, no dia 19, haverá o Camarote Pride House, com atrações como Gilmelândia, Dj Cacá Werneck e Paradise Guerrillha. O lugar mais disputado da Avenida Paulista na Parada de São Paulo apresenta line-up, garantindo música para todos os gostos e estilos.
Lugares para conhecer
Para quem busca uma programação paralela, a Paulista, a avenida mais badalada da cidade, e adjacentes concentram tudo o que há de melhor em São Paulo. Na região é possível usufruir do ar puro de um parque como o Trianon ou Mário Covas, fazer passeios culturais nos museus, compras e até mesmo aproveitar a noite em casas noturnas e bares.
O shopping Frei Caneca, por exemplo, há muito tempo ganhou a fama de point arco-íris. O público LGBT+ lota o espaço aos fins de semana e também marca presença durante a semana. O centro comercial funciona das 10h às 22h de segunda à sábado e até às 20h no domingo.
As ruas Augusta, Frei Caneca, Peixoto Gomide, Rego Freitas, Matias Aires e o Largo do Arouche, e outras próximas, também oferecem uma gama de opções considerável de lojas e grifes nacionais e internacionais com modelagens ousadas, legue variado de cores e muitos acessórios, como a Logay.
Parque
O Parque Ibirapuera é o espaço verde mais conhecido e um dos mais visitados da capital. Com uma área de 1.584.000 m², é um dos maiores circuitos culturais do mundo, com museus e auditórios de Oscar Niemeyer. Em 2017, foi o parque mais visitado da América Latina, com aproximadamente 14 milhões de visitas.
Para os que curtem um bom cinema de rua, além de opções como o Reserva Cultural e o Espaço Itaú de Cinema, respectivamente, no prédio da Gazeta e na Rua Augusta, há como opção o Cinema Petra Belas Artes, um dos mais antigos de São Paulo – inaugurado em 1967.
O Casa Fluida é um misto de bar e café que promove exposições e tem espaço em que o cliente pode virar drag queen por um dia. Bastante frequentado pelo público gay, o Athenas é uma ótima opção para quem curte uma culinária diferente, já que além dos pratos típicos brasileiros, o cardápio também oferece especialidades gregas.
Quando a noite chega, uma alternativa é ficar na Rua Augusta e aproveitar ao menos uma das inúmeras opções de entretenimento, como o novo clube LGBT do Baixo Augusta – o Kat Klub. O espaço conta com duas pistas, palco e pop, rock, funk e brasilidades no som.
Ainda no Baixo Augusta, a Oficina Club, na rua Peixoto Gomide, funciona com mesas e cadeiras no lugar da pista e com open bar. E ainda no agitado cruzamento da Peixoto com a Frei Caneca é possível conhecer o Terraço Club.