MOBILIDADE E TRANSPORTE
Se deslocar pela maior cidade do Hemisfério Sul é bem menos complexo do que parece. Ainda que as distâncias entre alguns pontos sejam enormes, a locomoção é facilitada por um eficiente sistema de transporte público e por uma grande oferta de táxis e motoristas por aplicativo.
METRÔ E CPTM
Sempre que possível, prefira se deslocar pela cidade utilizando sistema integrado do Metrô e da CPTM (trens urbanos). Atualmente, são 13 linhas e 183 estações. Todas as linhas de trem são integradas, isso significa que com uma passagem é possível ir de um extremo a outro na cidade, fazendo integrações gratuitas quando necessário. Os principais atrativos da cidade, assim como os principais hotéis, centros de compras, bares e restaurantes sempre estarão a menos de um quilômetro de uma estação. As linhas funcionam diariamente das 4h à 0h.
Para se orientar, observe sempre o mapa das linhas, verifique o sentido da linha que você precisa ir: a última estação de cada ponta da linha é o que define o sentido. Todas as estações são sinalizadas e com equipamentos que auxiliam na acessibilidade, além de funcionários treinados e capacitados para auxiliar os passageiros.
Os trens do Metrô são mais velozes e mais frequentes que os trens urbanos, e ligam diferentes regiões da cidade. Podem ser subterrâneos ou suspensos. Enquanto os trens urbanos, administradas pela CPTM e pela ViaMobilidade, conectam a cidade de São Paulo a municípios vizinhos em trilhos da malha férrea do estado; são um pouco mais lentos, mas comportam mais passageiros e percorrem distâncias maiores.
ÔNIBUS
Já os ônibus intermunicipais da EMTU ligam a capital a bairros das cidades vizinhas. Os ônibus que cortam os corredores ABD da Metra ligam os bairros da Zona Sul e a Zona Leste, cortando cidades do ABC Paulista. Os valores das passagens variam, e você pode consultar o site da EMTU para ter acesso aos trajetos e consulta de linhas.
táxis e motoristas por aplicativo
Os serviços dos táxis comuns podem ser adquiridos em pontos dedicados, especialmente em terminais rodoviários e aeroportos, mas também podem ser contatados por aplicativos ou telefone. A taxa inicial, chamada de bandeirada, é de R$6,00, que vai sendo acrescido a R$4,00 por quilômetro rodado. Taxistas tem autorização a trafegar pelos corredores de ônibus, agilizando bastante a viagem. Já os motoristas de aplicativo, são bem simples de contatar. O valor é definido no momento da solicitação de serviço. Diversos aplicativos têm autorização de operar na cidade: Uber, 99, Cabify, Wappa, InDriver, Blablacar e outros.