Daniel Deák/ SPTuris

Vila Madalena. Foto: Jeferson Pancieri/SPTuris.
A Vila Madalena foi eleita como o 13º bairro mais legal do mundo em 2022 em um ranking de 51 lembrados. A classificação foi feita pelo site da Time Out, revista internacional especializada em turismo, que divulgou o ranking anual pelo quinto ano seguido.
A Vila Madalena – ou Vila Madá, como dizem os mais íntimos – é um dos bairros mais badalados e agitados de São Paulo e um dos mais descolados do mundo. São inúmeros bares, restaurantes, galerias, grafites, baladas e lojas espalhadas por ruas com nomes inusitados, como a Aspicuelta (um padre espanhol do século 16), a Girassol, a Purpurina ou a Wisard.
E cada estabelecimento tem seu jeitinho especial. Têm os botecos clássicos, daqueles com azulejos na parede, chope gelado, futebol e caldinho de feijão, como o São Cristovão, e os com algo a mais, como a Mercearia São Pedro e o Salve Jorge – que dá desconto pra qualquer um que se chame Jorge.

Vila Madalena. Foto: Caio Pimenta/SPTuris.
O bairro oferece outras diversas baladas para todos os gostos. Para os adeptos de um bom samba, nada melhor que o Ó do Borogodó. Para quem quer sacudir o esqueleto ao som de rock, o Morrison é uma boa opção. Para os fãs de rap e black, o NoLa é uma ótima pedida. Vale lembrar que toda balada é cercada por bons e baratos botecos, para fazer o esquenta.
Charme cultural
Vale também visitar a acolhedora Feira Omaguás – batizada com o nome da praça em que está instalada. Reúne, aos domingos, um seleto número de artesãos que expõem e vendem trabalhos originais e de qualidade.
Ateliês e galerias de arte dão toque ainda mais charmoso ao bairro. Perto da curta Rua Gonçalo Afonso é possível descobrir um esconderijo mais conhecido como Beco do Batman. A via estreita forrada com pedras de paralelepípedo esconde exposição a céu aberto de grafite, cujos muros dos dois lados da calçada são adornados pelos desenhos multicoloridos.
Há ainda a A Sétima, galeria que reúne diversos artistas de rua e serve como local de construção coletiva de arte, onde grafiteiros e pintores podem expor e vender seu trabalho.
Localizada em um trecho no qual se confunde Vila Madalena com Pinheiros está a Feira da Praça Benedito Calixto – uma das mais encantadoras da cidade, endereço fundamental para compradores – e gulosos atrás de saborosos quitutes.
Fica repleta de pessoas e tem quase de tudo: roupas, livros, antiguidades, raridades, coleções de discos (LPs) e objetos inusitados como óculos e brinquedos antigos.
Aproveite e almoce (ou petisque): por ali há diversos bares e restaurantes – como o Consulado Mineiro, que vale a longa espera regada a uma deliciosa caipirinha. No meio da praça, uma tradicional roda de choro anima os frequentadores.
Ou então na charmosa Oficina da Pizza, que com uma extensa carta de vinhos e uma decoração bastante única serve uma das melhores fatias da região. Isso tudo além de diversos outros restaurantes italianos, vegetarianos, franceses, japoneses e outros “eses”. Sem contar as sorveterias, as docerias e os foodtrucks que frequentam a região.
Para quem gosta de comprar, as opções atendem a todos os gostos: do Atelier Machado e seus itens de papelaria deslumbrantes, ou do Estúdio Paulo Alves, com belos móveis feitos de madeira, até os brechós e lojas mais simples, ou ainda opções mais luxuosas, tanto o jovem moderninho quanto o adulto mais elegante vão encontrar o que buscam.
E em Pinheiros, a Teodoro Sampaio, a parte entre a Rua Henrique Schaumann e o Hospital das Clínicas, é ponto de venda e troca de instrumentos musicais. Da Henrique Schaumann para baixo, a via concentra lojas de móveis novos, muitos feitos sob encomenda. Se preferir investir em móveis antigos, vá à paralela Cardeal Arcoverde e divirta-se.