Localizado no bairro Cidade Jardim, na área nobre da zona sul de São Paulo, o parque foi inaugurado nos anos 1970 com o intuito de se tornar uma área de preservação ambiental. Nessa época, era conhecido como Bosque do Morumbi, mas logo recebeu um novo nome: Alfredo Volpi, em homenagem a um dos maiores pintores da história.
Com cerca de 140 mil metros quadrados de área, o parque concentra pistas de cooper e caminhada, trilha em mata fechada, três lagos, além de alguns aparelhos de ginástica e playground. Essa estrutura possibilita que os visitantes e frequentadores do local possam praticar exercícios, levar a família para passear ou até mesmo fazer um piquenique.
Aproximadamente 86 espécies de animais compõem a fauna do local. São mamíferos, como a preguiças e saguis, e cerca de 70 aves, que incluem cinco espécies de papagaios, garças, o tucano-de-bico-verde, os conhecidos Sabiás, o “Gavião-de-cabeça-cinza” e a “Saíra-viúva”, além de diversas outras.
Já a flora é composta por espécies remanescentes da Mata Atlântica como o “jequitibá”, “passuaré”, “jerivá”, “guapuruvu”, “pau-jacaré”, “copaíba”, “camboatá”, “cambuci”, “açoita-cavalo”, “samambaiaçu”, “angico”, além de outras, como “tipuana”, “sibipiruna”, “cafeeiro”, “seafórtia” e “pau-brasil”.
O parque Alfredo Volpi é uma excelente opção para quem busca um refúgio em meio à natureza sem sair da metrópole. Um lugar que inspira tranquilidade e diversão para toda a família.
Serviço:
End.: Rua Eng. Oscar Americano, 480 – Morumbi – zona sul – São Paulo.
Horário: das 6h às 18h.
Tel.: (11) 3031-7052.