Julia Thompson / Divulgação
O Museu Judaico (MUJ) está localizado na antiga sede do Templo Beth-El de São Paulo, edifício tombado pelo Conpresp, órgão de preservação histórico e patrimonial da cidade. Concebido em 1928 pelo arquiteto Samuel Roder, em estilo bizantino, os sete lados da construção representam os sete dias da criação e as sete cores do arco-íris, um grande simbolismo para a comunidade judaica.
O Museu segue outros exemplos pelo mundo e ocupa o local de uma tradicional sinagoga da cidade que, por sua vez, foi transferida para a região dos Jardins. Construído pela própria comunidade judaica, o MUJ busca preservar a história, as tradições e os valores do judaísmo, dialogando com a comunidade brasileira.
Guardião do maior acervo judaico do país, o MUJ é moderno e abraça a tradição e a contemporaneidade. Em seus andares, apresentam exposições com as mais diversas temáticas, de cultura a história, de arte a religião, buscando entrelaçar experiências judaicas com a brasilidade. O Museu Judaico é guardião do maior acervo judaico do país.
Entre uma exposição e outra, aproveite para apreciar um café com delícias da culinária judaica e levar para casa algum livro sobre a história e cultura dos judeus e do judaísmo.
Serviço:
De terça a domingo, das 10h às 19h
End.: Rua Martinho Prado, 128 – Bela Vista – Centro
Tel.: (11) 3258-1396