Criado em 2005 e localizado no edifício do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, o Memorial de 32 – Centro de Estudos José Celestino Bourroul reúne em um só lugar todas as memórias, pesquisas históricas e documentos sobre a Revolução Constitucionalista de 1932.
Também conhecida como Guerra Paulista, a revolução foi um movimento armado organizado pela Junta Revolucionária no Estado de São Paulo, com o objetivo de derrubar o Governo Provisório de Getúlio Vargas e promulgar uma nova constituição, o que chegou a acontecer dois anos depois.
O centro de estudos possui uma biblioteca que conta com mais de quatro mil volumes de livros, 150 mil títulos de periódicos e um museu com 256 peças da Revolução, como vestimentas, quadros, armas e documentos históricos.
As publicações do acervo falam sobre a história brasileira desde a colonização, além de ter também biografias e perfis de importantes personagens e obras de grandes autores nacionais como Florestan Fernandes, Ruy Barbosa, Oliveira Vianna, entre outros.
O museu leva o nome do engenheiro José Celestino Bourroul, que contribui com grande parte do acervo, além de ser um dos divulgadores da causa constitucionalista.
Serviço:
Memorial de 32 – Centro de Estudos José Celestino Bourroul
Horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 12h às 18h.
End.: Rua Benjamin Constant, 158 – 4º andar – Sé – São Paulo.
Tel.: (11) 3104-5050.