Casa do Grito. Foto: Divulgação.

Casa do Grito. Foto: Divulgação.
Construída de pau a pique e posteriormente reformada, a Casa do Gritoé um imóvel tombado em 1975 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico e está localizado na Praça do Monumento, próximo ao Museu Paulista, no bairro do Ipiranga, na zona Sul de São Paulo.
Seu nome é associado ao quadro “Independência ou Morte” (1888), popularmente conhecido como Grito do Ipiranga, do artista Pedro Américo, por apresentar características semelhantes à casa pintada no canto direito e ao fundo da pintura.

Casa do Grito. Foto: Divulgação.
Porém, o documento mais antigo da casa data de 1844, 22 anos depois da proclamação da Independência do Brasil. Além disso, o quadro de Américo, exposto atualmente no Salão Nobre do Museu Paulista, apesar de verossímil, não relata com exatidão o episódio, segundo registros históricos.
De qualquer forma, o imóvel foi desapropriado pela Prefeitura em 1936 e transformado em Museu do Tropeiro em 1958, abrigando, até o final da década de 1970, objetos, móveis e alfaias do Vale do Paraíba, com obejtivo de caracterizar o dia a dia dos tropeiros (viajantes e condutores de tropas, que desbravavam o interior do Brasil, transportando mercadorias, animais de carga e alimentos até vilas e centros comerciais).

Casa do Grito. Foto: Divulgação.
A partir de então, o museu foi desmontado e 11 anos depois, recebeu pesquisas arqueológicas e passou por uma obra de restauro. A Casa do Grito foi reinaugurada em 7 de setembro de 2008, 191 anos depois da Independência, e até hoje abriga a exposição “Da Independência ao Grito: História de uma Casa de Pau a pique” a centenas de turistas e paulistanos.
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h. End.: Pça. do Monumento, s/nº – Ipiranga – zona Sul – São Paulo. Tel.: (11) 2273-4981.
Grátis.