Acontece

Novidades

São Paulo acessível

Além de referência em cultura e entretenimento da América Latina, São Paulo também é exemplo de acessibilidade. Com vários espaços adaptados para receber pessoas com deficiência, os atrativos e meios de hospedagem e transporte contam com desenho universal, mapas táteis, Braille, tradutores de Libras, audiodescrição, entre outros recursos.

A cidade manifesta a preocupação em propiciar um alcance universal ao seus atrativos proporcionando experiências únicas na capital paulista. Conheça alguns pontos com acessibilidade garantida:

Cultura

Pinacoteca

Pinacoteca. Foto: Jose Cordeiro/ SPTuris.

Museu de arte mais antigo da cidade, possui um acervo com mais de oito mil peças. Oferece intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), material em Braille, audiodescrição, banheiros adaptados e profissionais especializados para o atendimento ao público com deficiência intelectual.

Museu de Arte Sacra
O Museu de Arte Sacra de São Paulo recolhe, classifica, cataloga e expõe permanentemente objetos religiosos cujo valor estético ou histórico recomende a sua preservação. Oferece intérpretes e educadores fluentes em Libras (Língua Brasileira de Sinais), banheiros adaptados, profissionais especializados para o atendimento ao público com deficiência intelectual, percurso tátil, e material em braile, entre outros.

Biblioteca Mário de Andrade 
Segunda maior biblioteca do país, com 3,3 milhões de títulos. Disponibiliza acervo em Braille, intérprete de Libras, entrada acessível e elevadores.

Sala São Paulo
Uma das mais modernas e equipadas salas de concerto do mundo. Disponibiliza acervo nos formatos digital, Braille, áudio, além de profissionais guias-vidente, intérpretes de Libras e especializados no atendimento ao público com deficiência intelectual. Há também entrada acessível, banheiros adaptados e lugares reservados.

Centro Cultural São Paulo

Abriga um conjunto de bibliotecas, espaços expositivos, teatros e cinemas. Oferece intérprete de Libras em espetáculos, material em Braille e áudio, banheiro adaptado, entrada e rotas acessíveis. Há material pedagógico e profissionais especializados para pessoas com deficiência intelectual.

Auditório do Ibirapuera
Foi inaugurado em 2005, com projeto concebido por Oscar Niemeyer. A entrada ao local é acessível e possui quatro banheiros adaptados. Existem rotas de acesso às salas, elevador com botoeiras internas e aviso sonoro para indicação de andares e sinalização em Braile para cegos. Além disso, são reservados 14 lugares para cadeirantes com acompanhante.

Museu Anchieta do Pateo do Collegio
O museu possui objetos que pertenceram ao próprio Padre Anchieta e à Igreja e Colégio dos Jesuítas. O local conta com intérpretes de Libras e profissionais que dominam a língua, além de profissionais para tratamento ao público com deficiência intelectual. Há uma entrada especial para cadeirantes, bilheteria acessível e obras em uma altura acessível. Para deficientes visuais, o museu oferece mediação e percurso tátil.

Cinesesc
Único cinema do Brasil com bar aberto durante todas as sessões dentro da sala de exibição. Além de bilheteria, entrada e rotas acessíveis, o local conta com banheiros adaptados e sinalização própria para pessoas com deficiência visual.

Cinesala
Famosa pela qualidade e diversidade de sua programação, tem capacidade para 271 pessoas e bomboniére. Possui entrada, rotas e banheiros acessíveis. Disponibiliza cadeiras de roda e espaços reservados para obesos. Oferece, eventualmente, legenda closed caption, recursos de audiodescrição e material informativo em Braille.

Centrais de Informação Turística
São Paulo possui diversas Centrais de Informação Turística (CITs) distribuídas em pontos estratégicos da cidade, que têm o objetivo de informar visitantes e moradores e dar dicas sobre a rica oferta cultural e de entretenimento de São Paulo. Algumas unidades possuem mapas táteis da região do entorno das centrais, piso tátil, rampas de acesso e balcões acessíveis.

Roteiro pelo Centro com audiodescrição
Um guia que traz informações sobre atrativos, contextualização histórica e dicas para descobrir a cidade da Arquitetura pelo Centro Histórico. Conta ainda com Audioguia (que pode ser baixado pela internet e acompanhado pelo turista durante o passeio por meio de seu MP3 player ou smartphone, por exemplo) e também da Audiodescrição (com descritivo de cada atrativo do trajeto, específico para pessoas com deficiência visual).

Meios de hospedagem
São Paulo capacita profissionais para implementar acessibilidade em meios de hospedagem. O treinamento, que já teve cinco edições, oferece uma introdução ao desenho universal e discute modelos de vias públicas, edificações e vivências. Neste último tópico, para conscientizar os participantes sobre as dificuldades do dia a dia das pessoas com deficiência, serão propostas situações que possibilitem a eles experimentar esse mundo.

Transporte público
No metrô, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida contam com atendimento preferencial. As estações também têm piso tátil e elevadores.
Além disso, a cidade possui mais de 14 mil ônibus acessíveis que circulam na cidade. A SPTrans, empresa de transporte da cidade de São Paulo, ainda oferece um serviço gratuito para pessoas com deficiência física com alto grau de dependência, o Atende, com mais de 200 veículos com elevador e espaço para cadeira de rodas.

A cidade conta também com o serviço de táxis adaptados às necessidades de passageiros cadeirantes com lugar para dois acompanhantes. O agendamento de corridas pode ser feito pelo telefone (11) 4117-3775 ou pelo aplicativo Taxi Preto Acessível.

Guia de Acessibilidade Cultural SP
O Guia de Acessibilidade Cultural da cidade de São Paulo – 2ª edição, projeto do Instituto Mara Gabrilli, possui informações relevantes sobre a acessibilidade dos mais diversos espaços de cultura da cidade de São Paulo. Além de prestar um serviço de informação de interesse público referente às pessoas com deficiência, destaca-se as instituições que investem para garantir o acesso de toda população nos equipamentos e dispositivos culturais.

Nossos Parceiros Estratégicos
Logo ABIH
Logo Sindicato Estadual dos Guias de Turismo de São Paulo – SINDEGTUR SP
Logo ABTLGBT
Logo Comtur
Logo São Paulo Convention & Visitors Bureau
Logo Turismo Sustentável e Infância
Logo Aprecesp