Acontece

Novidades

Roteiro Geek e Nerd

Quando se trata do universo geek e nerd, é possível encontrar muitos interesses em comum. Apesar de existir algumas diferenças, como a maneira de se relacionar e as roupas, quando se trata de interesses em filmes, séries e equipamentos eletrônicos, os universos se encontram.

São Paulo, a cidade brasileira que reúne as mais diversas nacionalidades, culturas e tribos urbanas, é também o maior reduto geek nerd do país. Os principais interesses dessas tribos – tecnologia, informática, eletrônicos, jogos, ciência, filmes e séries, história em quadrinhos, animes e ficção científica – são facilmente encontrados na capital. Confira os inúmeros locais da cidade que os amantes dessa cultura não podem deixar de visitar:

PARA COMPRAR

Galeria do Rock

Fundada em 1963 como Shopping Center Grandes Galerias, a – apelidada pelos frequentadores – Galeria do Rock é ponto de encontro das mais diversas “tribos” no centro de São Paulo. Em seus mais de 450 pontos comerciais, podem ser encontradas diversas lojas de discos, camisetas, acessórios, estúdios de piercing e tatuagem e muitas outras. Os objetos de desejo geek – gibis, mangás e outros relacionados ao mundo dos quadrinhos – e camisetas com estampas variadas também podem ser encontradas por toda a galeria, além de lojas dos clássicos vinis.

Galeria do Rock. Foto: Jose Cordeiro/ SPTuris.

Rua Santa Ifigênia

Localizada na região central, a Rua Santa Ifigênia é uma das mais famosas da cidade porque é o principal centro de comércio de produtos eletrônicos de São Paulo. Com muitas lojas especializadas em computadores de última geração, jogos e videogames do mercado, equipamentos de som e luz e variados tipos de gadgets (dispositivos eletrônicos portáteis, como smartphones e tablets), a rua é uma paixão dos geeks e nerds. Além das novidades e lançamentos do mundo da tecnologia, o centro de compras tem preços bastante convidativos.

Liberdade

O Bairro da Liberdade, próximo ao centro de São Paulo é o reduto de imigrantes japoneses onde é possível encontrar toda a riqueza da cultura do povo oriental, seja através de restaurantes, bares de karaokê ou até mesmo templos budistas. Mas o que chama a atenção dos geeks nerds lá é a diversidade de lojas de quadrinhos japoneses, mangás, acessórios temáticos, DVDs, games, bonecos e pelúcias inspiradas nas produções nipônicas, artigos colecionáveis, camisetas com estampas nerd e figurinos para cosplay. Além das lojas, é possível encontrar tudo isso no Sogo Plaza Shopping, que reúne todas as novidades adoradas pelos Otakus (fãs de quadrinhos japoneses).

Liberdade. Foto: Jose Cordeiro/ SPTuris.

PARA VISITAR

Gibiteca Henfil

Gibiteca Henfil é a maior e mais antiga gibiteca pública do Brasil, situada desde 1991 no Centro Cultural São Paulo. Com um acervo de mais de 10 mil títulos, entre álbuns, quadrinhos, gibis, periódicos e livros de HQ, dos mais consagrados autores nacionais e internacionais, é um paraíso para os geeks e nerds. Além disso, possui uma programação diversificada de palestras, oficinas, exibição de filmes e jogos. Jovens e adultos se reúnem no local para longas conversas sobre seus personagens favoritos ou para se atualizarem das novidades.

Gibiteca. Foto: Divulgação.

Geek House

Depois de passar na Gibiteca e conhecer alguns quadrinhos, os geeks enerds podem passar na Geek House para adquirir alguns exemplares. A loja comercializa revistas em quadrinhos nacionais e importadas, bonecos e estátuas, canecas, camisas e jogos de tabuleiro, além de jogos de cartas, como Magic, Pokémon, Yu-gi-oh e Marvel Battle Scenes. Além disso, o local para jogos, leitura, mesas e puffs, além da franquia de cafeteria Grão Espresso, com cardápio diversificado.

PARA COMER

Gibi Cultura Geek

O Gibi Cultura Geek não é apenas um bar, mas um espaço dedicado à cultura geek em todos os aspectos. Além da decoração temática, o local conta com uma biblioteca de quadrinhos, venda de HQs independentes, exibições de séries filmes e desenhos animados, palestras, oficinas e workshops relacionados à cultura geek. No cardápio, o destaque vai para hot dogs, petiscos, cervejas nacionais e importadas e drinks temáticos.

Bar Gibi Cultura Geek. Foto: Divulgação.

Big Kahuna

Para aqueles mais amantes do cinema, a Big Kahuna Burguer reúne um cardápio variado à decoração temática com filmes de Quentin Tarantino. Entre os pratos, podem ser encontrados personagens famosos das obras do cineasta, como Django, Vincent Vega , Mr Wolf e outros.

Ludus Luderia

Os jogos são a principal atração do bar Ludus Luderia. Localizado em uma casa de três andares, próximo a Avenida Paulista, é um verdadeiro “tabuleiro” para se encontrar com amigos, comer, beber e ainda por cima jogar os mais de 800 jogos disponíveis. O mais divertido é que o cardápio leva o nome de jogos e a decoração é totalmente voltada para esse tipo de jogo de mesa. Vale a pena curtir partidas épicas de jogos famosos da atualidade ou do passado, como War, Cara a Cara, Imagem & Ação e muitos outros.

Ludus Luderia. Foto: Divulgação.

E não acaba por aí, as opções de passeios ainda são muitas. Confira no nosso Roteiro São Paulo Geek onde encontrar o melhor do universo geek nerd em São Paulo.

Serviço:

Rua Santa Ifigênia
End.: Rua Santa Ifigênia – República – Centro – São Paulo.

Galeria do Rock

End.: Rua Vinte e Quatro de Maio, 62 – República – Centro – São Paulo.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 18h30.

Sogo Plaza Shopping

Avenida da Liberdade, 363 – Liberdade, São Paulo – SP

Gibiteca Henfil – Centro Cultural Banco do Brasil
End.: Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso – zona Sul – São Paulo.
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 20h. Sábados, domingos e feriados (exceto Carnaval e Páscoa), das 10h às 18h.
Tel.: 3397-4090.

Geek House
End.: Alameda Franca, 1055 – Jardim Paulista – zona Oeste – São Paulo.
Horário de funcionamento: segundas, das 11h às 20h; terças e quartas, das 11h às 21h; quintas e sábados, das 11h às 22h.
Tel.: (11) 3064-5145

Bar Gibi Cultura Geek

End.: Rua Major Maragliano, 364 – Vila Mariana – zona Sul – São Paulo.
Horário de funcionamento: de quarta a sábado, das 17h às 23h30. Domingos, das 16h às 22h
Tel.:(11) 5084-1165.

Big Kahuna

End.: Alameda Lorena, 53 – Jd. Paulista – São Paulo.
Horário de funcionamento: de terça a quinta, das 12h às 15h e das 19h às 23h. Sextas, das 12h às 15h e das 19h às 0h. Sábados, das 13h às 0h. Domingos, 13h às 23h.
Tel.: (11) 3051-6268 e (11) 4561-6770.

Ludus Luderia

End.: Rua Treze de Maio, 972 – Bela Vista – Centro – São Paulo.
Horário de funcionamento: almoço executivo (de segunda à sexta): das 12h às 15h. Quarta e quinta, das 12 às 0h. Sexta, das 12h às 3h. Sábado, das 18h às 3h. Domingos, das 12h às 23h.
Tel.: (11) 3253-8452 e (11) 99241-2211.

Nossos Parceiros Estratégicos
Logo ABIH
Logo Sindicato Estadual dos Guias de Turismo de São Paulo – SINDEGTUR SP
Logo ABTLGBT
Logo Comtur
Logo São Paulo Convention & Visitors Bureau
Logo Turismo Sustentável e Infância
Logo Aprecesp