Acontece

Novidades

Programação inédita da Virada Sustentável 2020

A Virada Sustentável completa dez anos com mais uma edição na cidade de São Paulo. O maior festival de sustentabilidade do Brasil já aconteceu em outras capitais como Rio de Janeiro, Porto alegre, Salvador e Manaus. Sua organização é feita através da parceria entre organizações privadas, governamentais – como as prefeituras – e instituições da sociedade civil. 

O objetivo do evento é trazer o debate dos temas ligados a sustentabilidade para mais perto da população de forma criativa e interativa. Seus princípios são orientados pelos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU que incluem fome zero, agricultura sustentável, energia acessível e limpa, saneamento e água potável, entre outros.  

Em 2020, respeitando as recomendações de distanciamento social da Organização Mundial da Saúde (OMS), a programação da Virada Sustentável não inclui aglomerações. Instalações artísticas, performances e murais espalhados pela cidade foram escolhidos para trazer o tema da sustentabilidade para dentro dos espaços urbanos e para interagir com a população. 

Instalação “Eggcident” do artista Henk Hofstra no Largo da Batata, em São Paulo (foto: divulgação)

As manifestações artísticas como grafite e projeções também fazem parte da programação do evento. Quem passou pelo Largo da Batata, em Pinheiros, entre 17 e 20 de setembro, pôde conferir a instalação “Eggcident”, do artista holandês Henk Hofstra, composta por esculturas gigantes de ovos fritos no chão. Um mural de 150 metros lineares será pintado por 24 artistas mulheres, do projeto “Cem Minas na Rua”, no bairro da Lapa.  

Foto: Divulgação

A terceira edição do Festival de Luzes também faz parte da programação da Virada. A projeção de artes em stop motion (técnica de animação que utiliza uma série de imagens fixas dispostas de maneira sequencial), vídeos, e imagens estáticas em alguns pontos da cidade de São Paulo iluminam e repaginam o visual da capital, e podem ser acompanhadas ao ar livre ou em streaming no perfil oficial do evento no instagram. Além das projeções o festival conta com workshops e uma apresentação inédita que une uma performance suspensa e balé de drones. No final de semana prolongado, entre 9 e 12 de outubro, das 19h às 23h59, a atração principal será a instalação “Tudo se Transforma o Tempo Todo”, da artista digital Elka Andrello. A exibição acontecerá na lateral do Edifício Anchieta, localizado na Avenida Paulista com a Rua da Consolação.

Foto: Matheus Sandes/ Virada Sustentável

Além das instalações, uma série de lives acontecem para debater temas como preservação de biomas, desigualdade social urbana e futuro do trabalho. No dia 8 de outubro acontece um debate sobre a despoluição do Rio Pinheiros e seus impactos para a cidade de São Paulo. Esse e outros conteúdos da programação podem ser acessados no site da Virada Sustentável. 

 

Serviço: Virada Sustentável
Data: de 16 de setembro a 18 de outubro
Preço: Gratuito
Contato: contato@viradasustentavel.org.br
https://www.viradasustentavel.org.br/programacao-virada-sustentavel-sp-2020 

Nossos Parceiros Estratégicos
Logo ABIH
Logo Sindicato Estadual dos Guias de Turismo de São Paulo – SINDEGTUR SP
Logo ABTLGBT
Logo Comtur
Logo São Paulo Convention & Visitors Bureau
Logo Turismo Sustentável e Infância
Logo Aprecesp