Acontece

Novidades

“Japonésia”: um novo olhar sobre o Japão

Japan House retoma as atividades com uma exposição fotográfica sobre o Japão, pela primeira vez na América Latina. A exposição “Japonésia” traz ao segundo andar da casa 74 fotos inéditas do fotógrafo autoral Naoki Ishikawa – um dos artistas mais relevantes no cenário atual da fotografia no Japão. As fotografias selecionadas fazem parte de diferentes séries do fotógrafo tiradas entre 2009 e 2018, que procuram retratar as mais de 20 mil ilhas do país e suas muitas particularidades. Inclusive, o nome “Japonésia” – criado e conceituado pelo escritor japonês Toshio Shimao – é uma referência a essa formação do território japonês por arquipélagos e ilhas bem diversos em suas paisagens e culturas. 

Foto: Naoki Ishikawa

As imagens analógicas se destacam por captarem os detalhes das ilhas de forma tradicional, se diferenciando das fotografias digitais. Todas foram impressas em diferentes tamanhos, diretamente do negativo para o papel, sem passar pela digitalização, o que destaca ainda mais as cores. A expografia ainda inclui áudios gravados a partir de textos escritos pelo próprio artista, aproximando o público do processo e produção, que confere uma dimensão afetiva e geográfica para cada um dos conjuntos de fotografias da exposição. 

Durante quase uma década, o artista pesquisou minuciosamente os detalhes de cada localização antes de se aventurar pela região, e procurou pontuar características únicas de cada uma. Seu trabalho é fruto de uma intensa busca pela conexão com a natureza, que cria a possibilidade de imersão do expectador naquela atmosfera capturada. Alguns elementos, como o mar e o Monte Fuji, são utilizados como símbolo indispensável das paisagens japonesas, figurando ora como pano de fundo, ora como elemento central da fotografia.  

Foto: Naoki Ishikawa

A exposição ficará em cartaz entre os dias 20 de outubro e 3 de janeiro de 2021 e a entrada é gratuita. Sua principal proposta é aproximar o público de um Japão diferente e desconhecido. É um programa cultural ideal para quem deseja ir além nas suas percepções sobre esse país tão distante, mas com elementos muito presentes na nossa cultura.  

 

Serviço: 

Japonésia”, Naoki Ishikawa  

Data: de 20 de outubro de 2020 a 3 de janeiro de 2021.
Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 11h às 17h.
Local: Japan House São Paulo – 2º andar.
Endereço: Avenida Paulista, 52.
Entrada gratuitaReserva online antecipada (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/ 
Mais informações: https://www.japanhouse.jp/pt/what/saopaulo.html 

Nossos Parceiros Estratégicos
Logo ABIH
Logo Sindicato Estadual dos Guias de Turismo de São Paulo – SINDEGTUR SP
Logo ABTLGBT
Logo Comtur
Logo São Paulo Convention & Visitors Bureau
Logo Turismo Sustentável e Infância
Logo Aprecesp