Acontece

Novidades

Hamburguerias

Imagem em close up. Sanduíche aberto com um grosso hambúrguer sobre uma folha de alface, coberto com uma grande fatia de tomate, queijo cottage e bacon. Do lado direito, a metade de cima de um pão coberto por gergelim.

Foto Ormuzd Alves

A introdução do hambúrguer na alimentação do brasileiro deve-se ao americano Robert Falkenburg, campeão de tênis em Winbledon, que abriu em 1952 a primeira lanchonete que seguia os padrões americanos. Em São Paulo existem inúmeros lugares onde se pode saborear o sanduíche, entre restaurantes e redes de fast food. Confira algumas casas com os melhores hambúrgueres artesanais da cidade.

Atendendo em dois endereços na Zona Oeste, o Zé do Hamburger tem ambiente retrô inspirado nos anos 50, com fotos de pin ups e cartazes de propagandas antigas penduradas nas paredes. Além dos clássicos, a casa surpreende com o lanche El Mariachi (pão francês, hambúrguer de fraldinha grelhado no sal grosso, molho barbecue, catupiry, alface americana e nachos, pimenta jalapeño opcional) e acompanhamentos como o milk-shake de milho verde e a Coca-Cola com sabores.

Com várias unidades espalhadas por São Paulo, o The Fifties é um lugar ideal para saborear um hambúrguer com fritas e milk-shake. A rede foi a primeira a servir hambúrguer de picanha, o famoso Pic Burger, diversas vezes nomeado o melhor hambúrguer da cidade.

As duas unidades da tradicional lanchonete PJ Clarke’s fora dos Estados Unidos estão localizadas, respectivamente, no Itaim Bibi e na famosa Oscar Freire. Nas mesas com toalhas quadriculadas importadas de Nova York são servidos lanches batizados com nomes de carros, como o The Cadillac (american cheese, bacon, alface e algum acompanhamento), o Mini Cooper (3 mini-hamburgueres com queijo emmenthal, american cheese, mussarela e algum acompanhamento) e o Ford Ranchero (cheddar, chili beans, alface americana, cheddar sauce e algum acompanhamento).

O badalado Ritz conta com oito opções de hambúrguer no cardápio, e o cliente pode escolher o ponto da carne e até duas porções para o acompanhamento – fresh salad, batata frita, onion rings ou o famoso bolinho de arroz, além da chance de esbarrar em alguma celebridade enquanto estiver visitando.

Quem preferir algo mais light, uma opção é o Fit Burger, da lanchonete A Chapa. O lanche é um hambúrguer normal, porém, ao invés de pão, vem envolto em folhas de acelga. Outro diferencial do A Chapa é que ele abre a partir das 7h30, oferecendo um exclusivo menu Breakfast com pancakes, lanches derretidos, frutas frescas, entre outros, além  do Veggie Burger Salada – hambúrguer vegetariano de tofu, composto por ingredientes orgânicos, servido em pão integral com alface, tomate e maionese.

Muitas hamburguerias se inspiram nos diners americanos das décadas de 1950 e 1960, mas a Beale Street Memphis escolheu homenagear os grandes ídolos do rock and roll daquela época – e de todos os tempos: a hamburgueria tem apresentações cover de Elvis Presley, além de servir o Peanut Butter and Banana Sandwich (sanduíche de banana com pasta de amendoim), o lanche favorito do Rei do Rock.

Funcionando no mesmo endereço há mais de 40 anos, a Joakins é uma das primeiras hamburguerias de São Paulo. O cheese salada e o milk-shake são considerados por muitos os melhores da cidade, e o local, aberto até as 5 da manhã, é parada quase obrigatória para o lanche pós-balada.

Existem também as Steakhouses, que não são hamburguerias propriamente ditas, porém contam com algumas opções deliciosas em seus cardápios, como o America, com o Pub’s Burger (cebola caramelizada com cerveja preta, provolone grelhado, tapenade de azeitonas, alface frizzé e maionese no pão australiano); o Applebee’s, com o Quesadilla Burguer (hambúrguer coberto com queijo Jack-cheddar, bacon, tomate, cebola roxa, alface, picles e jalapeños, servido entre duas tortillas de trigo) e o Outback, com o Barbie Chook’n Bacon (peito de frango grelhado regado ao molho barbecue, bacon, queijo, alface, tomate e fritas).

Serviço:

Zé do Hamburger
Endereço: Rua Itapicuru, 419 – Perdizes e Rua Caiubi, 1450 – Perdizes.
Tel.: (11) 3868-4884 / 3672-5532.

The Fifties
Endereço: Praça Villaboim, 77 – Consolação e outros endereços.
Tel.: (11) 3666 7362.

PJ Clarke’s
Endereço: Rua Doutor Mario Ferraz, 568 – Itaim Bibi e Rua Oscar Freire, 497 – Jardins.
Tel.: (11) 3078 2965 / (11) 2579-2765.

Ritz
Endereço: Al. Franca, 1.088 – Jardim Paulista e outros endereços.
Tel.: (11) 3088 6808.

A Chapa
Endereço: Alameda Santos, 24 – Cerqueira César e outros endereços.
Tel.: (11) 3051 4545.

Beale Street Memphis
Endereço: Avenida Juscelino Kubitschek, 201 – Itaim Bibi.
Tel.: (11) 3045 2625.

Joakins 
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 163 – Itaim Bibi.
Tel.: (11) 3168 0030.

America
Endereço: Avenida Paulista, 2295 – Cerqueira César e outros endereços.
Tel.: (11) 3067 4424.

Applebee’s
Endereço: Al. dos Arapanés, 508 – Moema e outros endereços.
Tel.: (11) 5051 1946.

Outback
Endereço: Rua Marechal Hastinphilo de Moura, 641 – Portal do Morumbi e outros endereços.
Tel.: (11) 3743 6411 / 3743 7901 / 3743 7963.

Nossos Parceiros Estratégicos
Logo ABIH
Logo Sindicato Estadual dos Guias de Turismo de São Paulo – SINDEGTUR SP
Logo ABTLGBT
Logo Comtur
Logo São Paulo Convention & Visitors Bureau
Logo Turismo Sustentável e Infância
Logo Aprecesp