Porque
São Paulo
Porque
São Paulo
Razões para visitar SP
História da Cidade
Linha do Tempo
Dados e fatos
Passeio Virtual
Sua
Viagem
Planeje sua Viagem
Mapa da Cidade
Como Chegar
Onde Ficar
Guia Prático
Transporte Urbano
Agências de Viagem
Viva
São Paulo
Viva São Paulo
Pontos Turísticos
Compras
Comer e Beber
Noite
Cultura
Esportes
Muito + São Paulo
Roteiros
Fique Mais um Dia
Arredores
CITS
Acontece
Aqui
Acontece Aqui
Agenda
Novidades
Dicas de quem vive em SP
A introdução do hambúrguer na alimentação do brasileiro deve-se ao americano Robert Falkenburg, campeão de tênis em Winbledon, que abriu em 1952 a primeira lanchonete que seguia os padrões americanos. Em São Paulo existem inúmeros lugares onde se pode saborear o sanduíche, entre restaurantes e redes de fast food. Confira algumas casas com os melhores hambúrgueres artesanais da cidade.
Atendendo em dois endereços na Zona Oeste, o Zé do Hamburger tem ambiente retrô inspirado nos anos 50, com fotos de pin ups e cartazes de propagandas antigas penduradas nas paredes. Além dos clássicos, a casa surpreende com o lanche El Mariachi (pão francês, hambúrguer de fraldinha grelhado no sal grosso, molho barbecue, catupiry, alface americana e nachos, pimenta jalapeño opcional) e acompanhamentos como o milk-shake de milho verde e a Coca-Cola com sabores.
Com várias unidades espalhadas por São Paulo, o The Fifties é um lugar ideal para saborear um hambúrguer com fritas e milk-shake. A rede foi a primeira a servir hambúrguer de picanha, o famoso Pic Burger, diversas vezes nomeado o melhor hambúrguer da cidade.
As duas unidades da tradicional lanchonete PJ Clarke’s fora dos Estados Unidos estão localizadas, respectivamente, no Itaim Bibi e na famosa Oscar Freire. Nas mesas com toalhas quadriculadas importadas de Nova York são servidos lanches batizados com nomes de carros, como o The Cadillac (american cheese, bacon, alface e algum acompanhamento), o Mini Cooper (3 mini-hamburgueres com queijo emmenthal, american cheese, mussarela e algum acompanhamento) e o Ford Ranchero (cheddar, chili beans, alface americana, cheddar sauce e algum acompanhamento).
O badalado Ritz conta com oito opções de hambúrguer no cardápio, e o cliente pode escolher o ponto da carne e até duas porções para o acompanhamento – fresh salad, batata frita, onion rings ou o famoso bolinho de arroz, além da chance de esbarrar em alguma celebridade enquanto estiver visitando.
Quem preferir algo mais light, uma opção é o Fit Burger, da lanchonete A Chapa. O lanche é um hambúrguer normal, porém, ao invés de pão, vem envolto em folhas de acelga. Outro diferencial do A Chapa é que ele abre a partir das 7h30, oferecendo um exclusivo menu Breakfast com pancakes, lanches derretidos, frutas frescas, entre outros, além do Veggie Burger Salada – hambúrguer vegetariano de tofu, composto por ingredientes orgânicos, servido em pão integral com alface, tomate e maionese.
Muitas hamburguerias se inspiram nos diners americanos das décadas de 1950 e 1960, mas a Beale Street Memphis escolheu homenagear os grandes ídolos do rock and roll daquela época – e de todos os tempos: a hamburgueria tem apresentações cover de Elvis Presley, além de servir o Peanut Butter and Banana Sandwich (sanduíche de banana com pasta de amendoim), o lanche favorito do Rei do Rock.
Funcionando no mesmo endereço há mais de 40 anos, a Joakins é uma das primeiras hamburguerias de São Paulo. O cheese salada e o milk-shake são considerados por muitos os melhores da cidade, e o local, aberto até as 5 da manhã, é parada quase obrigatória para o lanche pós-balada.
Existem também as Steakhouses, que não são hamburguerias propriamente ditas, porém contam com algumas opções deliciosas em seus cardápios, como o America, com o Pub’s Burger (cebola caramelizada com cerveja preta, provolone grelhado, tapenade de azeitonas, alface frizzé e maionese no pão australiano); o Applebee’s, com o Quesadilla Burguer (hambúrguer coberto com queijo Jack-cheddar, bacon, tomate, cebola roxa, alface, picles e jalapeños, servido entre duas tortillas de trigo) e o Outback, com o Barbie Chook’n Bacon (peito de frango grelhado regado ao molho barbecue, bacon, queijo, alface, tomate e fritas).
Serviço:
Zé do Hamburger
Endereço: Rua Itapicuru, 419 – Perdizes e Rua Caiubi, 1450 – Perdizes.
Tel.: (11) 3868-4884 / 3672-5532.
The Fifties
Endereço: Praça Villaboim, 77 – Consolação e outros endereços.
Tel.: (11) 3666 7362.
PJ Clarke’s
Endereço: Rua Doutor Mario Ferraz, 568 – Itaim Bibi e Rua Oscar Freire, 497 – Jardins.
Tel.: (11) 3078 2965 / (11) 2579-2765.
Ritz
Endereço: Al. Franca, 1.088 – Jardim Paulista e outros endereços.
Tel.: (11) 3088 6808.
A Chapa
Endereço: Alameda Santos, 24 – Cerqueira César e outros endereços.
Tel.: (11) 3051 4545.
Beale Street Memphis
Endereço: Avenida Juscelino Kubitschek, 201 – Itaim Bibi.
Tel.: (11) 3045 2625.
Joakins
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 163 – Itaim Bibi.
Tel.: (11) 3168 0030.
America
Endereço: Avenida Paulista, 2295 – Cerqueira César e outros endereços.
Tel.: (11) 3067 4424.
Applebee’s
Endereço: Al. dos Arapanés, 508 – Moema e outros endereços.
Tel.: (11) 5051 1946.
Outback
Endereço: Rua Marechal Hastinphilo de Moura, 641 – Portal do Morumbi e outros endereços.
Tel.: (11) 3743 6411 / 3743 7901 / 3743 7963.